Todo mundo já deve ter se deparado, pelo menos uma vez na vida, com um pé de sapato abandonado no meio da rua. Alguns questionamentos podem ter passado pela cabeça no momento: a quem pertenceu ou porque foi abandonado ali tal sapato? Será que a pessoa foi embora descalça? Quem sabe não é de uma ''Cinderela''? É essa sensação de ausência e de anonimato que um grupo de formandos de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) buscou trabalhar na criação do espetáculo ''Um Canto Para os Sapatos'', em cartaz hoje e amanhã, às 21 horas, no Cine-Teatro Ouro Verde.
Criado com base nos anseios dos atores em falar de discriminação, pobreza, solidão e preconceito, permeados por conflitos existenciais como a morte, este espetáculo de dança-teatro resgata as perdas que se tem durante a vida e que vão se desmistificando com o tempo. Presente nos outros dois espetáculos de formatura do curso deste ano, o mito da morte aparece nessa montagem como algo que também tem o sentido da ressurreição.
Com direção geral e coreográfica da professora Margha Vine que tem experiência de mais de dez anos em dança-teatro na Europa o espetáculo traz seis criadores-intérpretes-dançarinos: Anderson Paísca, Eduardo Silva, Manuel Fabrício, Marcos Costa, Rosa das Dores e Vanessa Febrini.
Margha Vine conta que a pesquisa desenvolvida na disciplina de Montagem Cênica começou a partir de sessões de vídeo (o grupo assistiu a filmes do espanhol Pedro Almodóvar e do japonês Akira Kurosawa, além de obras de cineastas chineses), buscando analisar a perspectiva oriental de cor, espaço, luz e outros detalhes.
Os alunos também elegeram a peça ''Anjo Negro'', de Nelson Rodrigues, e textos da escritora argentina Alejandra Pizarnik como material de pesquisa. ''A partir desses estudos, os atores construíram textos e poemas que se transformaram em música, coreografias, falas ou em silêncio''. A costura final foi feita por experiências pessoais dos atores.
Segundo Margha Vine, ''Um Canto Para os Sapatos'' é uma obra aberta e que está vinculada a experiências particulares de cada espectador. Sem um roteiro linear, é resultado de um processo colaborativo que envolveu pesquisa de som, luz, movimento, figurino, texto e demais etapas da montagem.
''Um Canto Para os Sapatos'' é um espetáculo multimídia, que traz paisagens sonoras criadas pelo artista Chris Vine e música ao vivo, com participação das musicistas Bethânia Paranzini e Lilian Campesato. A diretora explica que a montagem também utiliza elementos naturais e muitos, muitos sapatos, de todos os tipos. ''A idéia dos sapatos nasceu do exercício de improvisação de um ator, que ganhou um sentido forte no processo'', finaliza.

Serviço:
- ''Um Canto Para Sapatos'á' espetáculo de formandos do curso de Artes Cênicas da UEL. Hoje e amanhã, às 21 horas, no Cine-Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), em Londrina. Direção geral e coreográfica: Margha Vine. Assistência de direção: Ceres Vittori. Coordenação dramatúrgica: Alexandre Nunes. Coordenação musical: Lilian Campesato. Figurino: Rodrigo Borghes. Iluminação: Thaís D'Abronzo. Entrada franca. Duração: 45 minutos.