Los Angeles - Salmão defumado com caviar, agnolotti com trufas negras, estatuetas de chocolate douradas: à frente da cozinha do Oscar há 25 anos está o chef Wolfgang Puck, que conhece muito bem o gosto das estrelas que se reúnem na noite mais importante de Hollywood.
"Tem sido maravilhoso", disse Puck ao receber a AFP na cozinha que no domingo (24) acenderá seus fogões para a grande festa do cinema. "Lembro-me da primeira vez, foi no centro (de Los Angeles) no Shrine Auditorium. Nós construímos uma cozinha no estacionamento, estava chovendo, ventava muito, foi muito difícil", conta.
"Agora temos duas cozinhas de altíssima qualidade, o que torna muito mais fácil", comemora o chef austro-americano de 69 anos.

O chef Wolfgang Puck faz especialidades na noite do Oscar, como o  toast com 'crème fraîche' (salmão defumado e caviar) para o qual até o pão é cortado no formato de estatueta
O chef Wolfgang Puck faz especialidades na noite do Oscar, como o toast com 'crème fraîche' (salmão defumado e caviar) para o qual até o pão é cortado no formato de estatueta | Foto: Valery Macon/ AFP



Puck lidera um império "gourmet", com dezenas de restaurantes ao redor do mundo, de Bervely Hills a Las Vegas, passando por Cingapura e Grã-Bretanha.
Ao longo dos anos, Puck desenvolveu "clássicos" que são um sucesso entre os 1.500 convidados ao Governors Ball, a festa organizada pela Academia de e Artes e Ciências Cinematográficas após a cerimônia do mais prestigiado prêmio da indústria.
"Um dos nossos pratos tradicionais, um toast com 'crème fraîche', salmão defumado e caviar. O pão é cortado na forma de estatueta e fazemos 3.500 deles, então você pode imaginar, é muito salmão defumado" ... Especificamente, 204 quilos.

Entre os 60 pratos que compõem o menu, há criações atuais como a "cordoniz frita ao estilo Nashville", inspirada numa receita tradicional do sul dos Estados Unidos, o agnolotti (massa típica da região italiana de Piemonte) com ervilhas salteadas em trufas negras.
"As pessoas adoram o perfume da trufa. Fazemos milhares e o aroma invade todo o salão", assegura o chef, acostumado aos grandes programas de televisão.

TRUFAS DA FRANÇA

As trufas negras (16 quilos), o azeite de oliva (quase 8 litros), a pimenta de Espelette e o champagne (quase 1.400 garrafas de Piper Heidsieck) vêm diretamente da França, onde o chef se formou nos restaurantes mais prestigiados antes de emigrar para os Estados Unidos.
O caviar (15 quilos) será americano e o presunto ibérico (5 patas), da Espanha, sem mencionar a carne japonesa de boi wagyu, uma das assinaturas do chef Puck.
"A indústria do cinema é mundial. Há filmes franceses, italianos, ingleses e, agora, mexicanos com 'Roma'", de Alfonso Cuarón, indicado em dez categorias e entre os favoritos ao Oscar de Melhor Filme.

"Nossa cozinha reflete um pouco essa imagem, com influências da Ásia, Itália, França, como nosso 'loup de mer grillé' (robalo grelhado) ou a apetitosa 'religieuse au yuzu'".
No total, todo o menu inclui 16.000 porções individuais, com versões veganas e sem glúten.
Para servir os astros, Puck conta com 200 empregados nas cozinhas e 850 garçons, comandados por 10 maîtres.