Ao colocar seu "Bloco na Rua" na estreia nacional de sua nova turnê que agitou o Rio de Janeiro no último final de semana, Ney Matogrosso abriu a temporada de expectativas em torno dos lançamentos que grandes ídolos da MPB devem apresentar ao longo de 2019. Novos álbuns de Maria Bethânia, Nando Reis, Gal Costa, Mart´nália, Roberta Sá, Marcelo Falcão e Fafá de Belém fazem parte da lista de trabalhos previstos para chegar ao mercado nacional até o final do ano.

Com um repertório que inclui canções assinadas por Chico Buarque ("Tua Cantiga"), Raul Seixas ("A Maçã"), Rita Lee ("Jardins da Babilônia") e Itamar Assumpção ("Já Sei", parceria com Alzira Espíndola e Alice Ruiz), Ney Matogrosso estreou na última sexta-feira (11), na capital fluminense, um show de pegada roqueira. O repertório do novo espetáculo deve ser gravado em estúdio logo após as interpretações serem maturadas no palco durante a turnê que circula pelo país e deve chegar em Curitiba no final de abril. A gravação do novo álbum ainda não tem data definida.

Após encantar os fãs e a crítica especializada com o álbum "A Pele do Futuro", lançado pela gravadora Biscoito Fino no ano passado, Gal Costa estreou espetáculo homônimo que será gravado nos dias 22 e 23 de março, em São Paulo, para ser editado ainda no primeiro semestre na versão CD e DVD ao vivo. Assim como o disco gravado em estúdio, o show tem atmosfera que remete à disco music que embalou as pistas de dança nos anos 1970. O set list mistura antigos sucessos ("Chuva de Prata", "Festa do Interior" e "Vaca Profana") e novas canções assinadas por Gilberto Gil ("Vida Passageira", Dany Black ("Sublime") e Marília Mendonça ("Cuidando de Longe", parceria com Juliano Tchula, Junior Gomes e Vinicius Poeta).

Já Mart'nália e Roberta Sá resolveram optar por tributos a dois grandes mestres do cancioneiro nacional. A filha de Martinho da Vila lança nas próximas semanas o CD "Mart'nália canta Vinicius", último álbum produzido pelo baixista Arthur Maia, falecido em dezembro de 2018, em parceria com Celso Fonseca. O repertório inclui faixas como "Ela é Carioca" (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes), "Sabe Você" (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e "A Tonga da Mironga do Kabuletê" (Vinicius de Moraes e Toquinho) entre outras. Em seu oitavo disco, a cantora Roberta Sá eternizou em estúdio 11 canções inéditas de Gilberto Gil. Intitulado "Giro", o novo álbum conta com a participação do homenageado na música "Afogamento" (Gilberto Gil e Jorge Bastos Moreno), primeiro single do disco já em rotação nas plataformas digitais. Também está previsto para as próximas semanas o lançamento do primeiro álbum solo do vocalista do grupo O Rappa. Trata-se do CD "Viver - Mais Leve que o Ar", que tem mostrará o artista Falcão em um universo mais pop e com incursões pelo reggae.

Fafá de Belém lança o sucessor do premiado disco "Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso" no mês de março. Produzido pelo cantor e compositor paraense Arthur Nogueira, o álbum tem caráter mais intimista e reúne interpretações de clássicos da MPB, como "Revelação" (Clésio & Clodô), imortalizada por Fagner, além de canções novas, como uma faixa inédita assinada pela cantora e compositora Joyce. Outro álbum bastante aguardado pelos fãs é o novo trabalho de Maria Bethânia, que desde 2014 não lança disco de estúdio. A baiana fará uma homenagem à escola de samba Mangueira, com músicas ligadas à Verde Rosa compostas por artistas de várias épocas, indo de Nelson Cavaquinho a Adriana Calcanhotto e Vanessa da Mata. Os arranjos são do maestro Letieres Leite, da Orkestra Rumpilezz. Estão programados ainda o lançamento de novos discos de Nando Reis, que fará um tributo a Roberto Carlos; e de Zélia Duncan, que lançará um disco pop com canções autorais.