FOLHA 2

Arthur Thomas: o homem e o Parque Municipal

🌳 Nascido em 1889 na Escócia, Arthur Hugh Miller Thomas foi um dos grandes personagens da colonização de Londrina e do Norte do Paraná. Sua história está sendo resgatada em “Arthur Thomas – Da Marcha Para Oeste ao Parque Municipal”, livro do jornalista e escritor londrinense Fábio Luporini.
FOTO: Acervo do Museu Histórico de Londrina
🏞️ Inaugurado na década de 1980, o parque é um dos poucos espaços urbanos brasileiros com Mata Atlântica preservada. Ele foi criado após a doação de terras da Companhia de Terras Norte do Paraná e se tornou um dos principais locais de lazer em Londrina.
FOTO: Acervo jornal Folha de Londrina/ Josoé Carvalho
📚 Fábio Luporini: "Não é possível contar a história do parque sem contar a história de Arthur Thomas; as duas histórias que se cruzam compõem o quebra-cabeças da construção histórica de Londrina"
FOTO: Divulgação
🌱 Além de ser um local de lazer, o Parque Arthur Thomas é um grande laboratório a céu aberto, com diversas pesquisas sendo realizadas sobre a fauna, flora e ecossistema local. Essas pesquisas são essenciais para a preservação da Mata Atlântica e a educação ambiental.
FOTO: Acervo jornal Folha de Londrina/ Josoé Carvalho
Não dá para contar a história do Parque Arthur Thomas sem mencionar Arthur Thomas, que foi crucial para a construção da primeira usina hidrelétrica de Londrina ⚡, a Usina Cambé. Essa conexão histórica entre o pioneiro e o parque é fundamental para entender o desenvolvimento da cidade.
FOTO: Acervo do Museu Histórico de Londrina