Imagem ilustrativa da imagem Londrina: o passado de olho no futuro
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O torcedor do Londrina teve a oportunidade de matar um pouco a saudade de ex-craques do clube que se reuniram no final de semana na cidade. O 6º Encontro de ex-jogadores do LEC levou ao VGD grandes nomes que marcaram história no Alviceleste, como nas campanhas do Brasileiro de 1977 e no título da Taça de Prata, em 1980.

Apesar de a ocasião ser de reverenciar o passado, o assunto que tomou conta da festa foi o atual momento do Tubarão e as indefinições administrativas e financeiras para 2020. Em conversa com a FOLHA, muitos reconheceram que faltou um melhor planejamento na campanha que rebaixou o time na Série B do Brasileiro. Apesar do ano ruim, é quase unânime a opinião sobre a necessidade da permanência do gestor Sérgio Malucelli.

“Ficou nítido que o planejamento não deu certo desde o início quando era para o Roberto (Fonseca) voltar e que acabou não ficando. Ficou muito claro também que havia problema entre os jogadores e isso até resultou na saída do Alemão”, frisou o zagueiro João Neves, autor do gol do título do Paranaense de 1992.

A queda do técnico Alemão também foi apontada pelo ex-meia Lívio Vieira como o início das dificuldades da equipe no Brasileiro. O campeão da Taça de Prata, no entanto, reconheceu que o trabalho realizado pela SM Sports desde 2011 tem que ser valorizado. “Foram seis meses onde as coisas não deram certo, mas o saldo é positivo. Entendo que para o Londrina é importante a permanência do Sérgio (Malucelli). Sem ele, acredito que o risco é maior”.

MUITA TROCA

Mesmo de Longe, Paulinho Canhão de Pinhal, outro campeão em 80, afirmou que assistiu a vários jogos do Londrina na Série B e que acredita que a troca constante de treinadores atrapalhou demais o time. “A minha visão é de quem está de longe e não acompanha o dia a dia, mas o time deixou escapar vários resultados no fim das partidas. Acredito que se perdeu um pouco o grupo, faltou orientação do banco”, apontou o ex-jogador, que mora em Olímpia (SP).

Apesar da posição do gestor em não seguir no clube, a tendência é que Malucelli fique pelo menos até o Campeonato Paranaense. Entre os torcedores, a maioria quer a continuidade da parceria e esta também é a opinião de Carlos Alberto Garcia. “Gostaria que ele ficasse. É o melhor caminho para o Londrina. No contato que eu tenho com as pessoas, a maioria também pensa assim. Não acredito que o clube tenha condições hoje de caminhar sozinho”, ressaltou o Bem Amado.

Para o ex-zagueiro e hoje comentarista de TV Márcio Alcântara, o ideal seria que o contrato de parceria fosse cumprido até o final de 2020 para que o Londrina tivesse tempo de buscar outras alternativas de investimento. “Difícil da gente imaginar como o Londrina resolveria questões como onde treinar, onde hospedar os jogadores, quais atletas conseguiria contratar. Fico na torcida para que o Malucelli continue pelo menos até o fim de 2020”, frisou.