O lançamento do Galaxy S10 marcou os 10 anos da linha considerada, pela Samsung, aquela que traz inovações ao portfólio da marca. “A linha S sempre foi o carro-chefe da marca”, diz Renato Citrini, gerente sênior de Produtos da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil. De um smartphone simples, com display de 4” e 8 GB de memória, a linha S evoluiu para um aparelho com display de até 6,4” e 1 TB de memória.

“O S3 foi o primeiro que trouxe a conectividade 4G”, lembra o gerente da Samsung. Dentre outros marcos da linha, ele lembra da tela curva do S6, a câmera com foco mais rápido do S7 e a câmera de abertura dupla do S9.

Lançada no último dia 12 no Brasil, a série Galaxy S10 teve, entre os destaques, a tela AMOLED dinâmica, com certificação HDR10+ e mapeamento dinâmico de tons para oferecer imagens mais próximas do real. A tela também reduz a emissão de luz azul em até 42% para aumentar o conforto visual.

O espaço da tela é otimizado ao colocar sensores de presença e de biometria abaixo dela. “O Samsung Galaxy S10 traz pela primeira vez o sensor biométrico ultrassônico em três dimensões”, completa Citrini. Segundo ele, o sensor lê a impressão digital em três dimensões e traz melhores resultados na prevenção de fraudes e invasões.

Outra inovação trazida pela 10ª geração da linha é a câmera frontal com captura de vídeos em 4K e câmera com IA (Inteligência Artificial) que reconhece objetos e pessoas e otimiza a captura de luz para melhorar o resultado de acordo com o tipo de fotografia. As versões S10 e S10+ vêm com câmera traseira tripla e frontal dupla na versão S10+. A série também é a primeira a trazer um smartphone com memória de 1 TB (na versão S10+). “A gente vê o uso cada vez mais intenso do consumidor que é muito ligado à memória – fotos, vídeos em resolução 4K”, comenta o gerente a Samsung.

A série Galaxy S10 foi lançada em quatro versões lá fora, mas apenas três vieram para o Brasil – S10, S10+ e S10e. A versão 5G não desembarcou por aqui porque a conexão 5G ainda não está comercialmente disponível no País. Os aparelhos custam de R$ 4.299 (S10e) a R$ 8.999 (S10+), estão em pré-venda e começam a ser vendidos no dia 5 de abril.