| |

Economia 5m de leitura

Missão quer ampliar negócios com Japão

ATUALIZAÇÃO
31 de dezembro de 1969

Vera Barão<br>Reportagem Local
AUTOR

Seis empresários do Paraná embarcam na próxima quarta-feira, dia 2, para o Japão integrando a Missão Econômica da Assembléia Legislativa, liderada pelo deputado Luiz Nishimori (PSDB). Durante 10 dias, a missão vai visitar indústrias, feiras e participar de rodadas de negócios. ‘‘O objetivo é mostrar e vender produtos agroindustriais produzidos pelos agricultores do Paraná aos japoneses’’, informou o deputado, que esteve na redação da Folha acompanhado por Paulo Maeda, vinculado à colônia japonesa na região.
  Os empresários vão aproveitar para ir até a Feira Foodex Japan 2005, que vai acontecer em Tóquio. A cooperativa maringanense Cocamar é a única do Estado a expor seus produtos na feira japonesa, considerada um dos maiores eventos do setor agroindustrial do Japão. Entre os produtos expostos pela Cocamar estão o suco de laranja, leite de soja, óleo, café entre outros. Hoje, informou o deputado, 65% do suco de laranja consumido no Japão é produzido no Brasil.
  Ainda em Tóquio, os brasileiros participarão de rodadas de negócios com indústrias como a Mitsubishi Corp., uma das maiores dos setores de café, soja, carne e frango. Também vão acontecer rodadas de negócios na Sumitomo Corp (empresa de café) National Federation of Agriculutural Cooperative Association (Zenno), Toyo Cotton Co. (algodão), Tayo Bussan Co. Ltd., Sojitz Corp (madeira) e Toyota Tsuo Corp (soja e frango).
  Outro ponto que os brasileiros querem avançar com os japoneses é sobre a exportação da carne bovina brasileira para aquele país. ‘‘Nosso objetivo é vender nossa carne bovina para eles’’. Hoje, a carne de frango brasileira é bastante consumida no Japão, mas a bovina ainda não entrou no país. Outro dado revelado pelo deputado é que o Japão importa do Brasil 400 toneladas de queijo por mês, além da soja, café e outros produtos. ‘‘Acreditamos nesse intercâmbio comercial entre os dois países até porque o primeiro ministro japonês esteve aqui no ano passado e agora o presidente Lula vai para lá em maio. Isso vai reaquecer as relações comerciais entre os dois países’’.
  Vinte e três vezes menor que o Brasil, o Japão tem 124 milhões de habitantes
distribuídos em centenas de ilha. Nishimori disse que vai aproveitar a visita para encontrar dekasseguis que estão trabalhando naquele país. ‘‘Temos lá 300 mil dekasseguis que trazem divisa de US$ 2 bilhões por ano. Dinheiro que irriga nossa economia’’, comentou o deputado, salientando que os dois países estudam a possibilidade de fazer um convênio para enviar brasileiros (não vai precisar ser descendente de japoneses) para estagiar no Japão. Se for aprovado, esses estagiários deverão ter contrato efetivo com a empresa onde farão o estágio.
  Além do deputado Luiz Nishimori, a Missão Econômica é integrada por representantes da Ocepar, Cocamar, Cooperativa Integrada, Cofercatu, Copagril e Avícola Felipe.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS