Imagem ilustrativa da imagem Quarentena por Ricardo Makhoul

Quarentena por Ricardo Makhoul

Para o arquiteto Ricardo Makhoul, o momento é inédito e exige reorganização, principalmente mental. Nesta fase, jamais vivida por nossa geração, para ele é hora de refletir, parar para pensar no presente e principalmente no futuro. “Enquanto o presente exige o isolamento social, o futuro está logo ali”, acredita. Nesta entrevista à FOLHA, Ricardo fala de sua rotina de trabalho via home office, com muitas videoconferências com a equipe e o sócio, Alessandro Cavalcanti, revela o cantinho favorito de sua casa e entrega: voltou à cozinha e ao universo das receitas. A foto é de Bruno Ferraro.

Em casa....

“Organizo minhas coisas, reflito sobre o trabalho e me aproximo dos amigos por meio das ferramentas virtuais.”

Cantinho favorito

“Em casa, passo o maior tempo na sala. Noticiários, filmes e desfiles de escola de samba ajudam a passar o tempo. O vaivém casa - trabalho foi alterado para sala - home office, aonde concentro-me nos projetos em andamento e videoconferências servem para calibrar ideias com o Alessandro e delegar funções para toda equipe do escritório que se encontram nas mesmas condições, trabalhando em casa.”

Versão masterchef

“O confinamento me fez voltar para a cozinha, hábito que agora voltou com força total, o que faz os amigos contarem regressivamente o fim da quarentena para provar todos os novos experimentos culinários”

Imagem ilustrativa da imagem Quarentena por Ricardo Makhoul

Autoconhecimento e “despertar” da essência

Designer de moda e social media, Juliana Farias encara os dias de isolamento social como o período ideal para a busca por autoconhecimento e pelo despertar da sua essência. Ela falou com a coluna sobre seus futuros projetos. Confira.

Como tem sido a quarentena, para você?

A quarentena tem sido um desafio e, ao mesmo tempo, um presente, pois somente agora pude parar, respirar e focar minhas energias naquilo que realmente faz sentido para mim. Com o isolamento social, aumentei minha busca por autoconhecimento e pelo despertar da minha essência, consequentemente conquistei novos trabalhos e estou muito feliz por isso.

O que almeja após este período?

Pós-pandemia, desejo focar ainda mais em meus projetos e sonhos - tanto profissionais quanto pessoais - e continuar estudando e trabalhando com aquilo que amo: moda e mídias sociais. Tenho também um projeto, juntamente com pousadas e chalés, que estava em andamento antes da atual situação, para inspirar pessoas a se conectarem mais com a natureza. Espero poder voltar com ele em breve.

Em pauta, os investimentos

Mesmo não sendo possível o contato constante com os associados, a Sicredi União PR/SP vem trabalhando para manter todos juntos, mesmo que a distância. Nas últimas horas, a cooperativa de crédito realizou um bate-papo, para convidados, com especialistas em investimento pela plataforma Teams. No comando, a gerente regional Norte, Carla Sonoda.

Imagem ilustrativa da imagem Quarentena por Ricardo Makhoul

Férias e o Covid-19

Com férias programadas desde 2019, Gabriel Baú e a esposa, Kamylla, escolheram março de 2020 para a viagem pela Europa, a bordo de um cruzeiro. Veio a pandemia e os planos não saíram como o esperado. De volta a Londrina e semanas após cumprir os 14 dias de isolamento total, o casal falou com a FOLHA.

A viagem não saiu conforme o planejado?

Embarcamos no cruzeiro MSC Fantasia rumo à Europa, mas não foi como planejado, pois a partir do momento que saímos do Rio de Janeiro, fomos a Santos e em seguida os portos europeus começaram a fechar. A viagem foi mudando.

E qual era o clima, no navio?

De tranquilidade, pois tínhamos muitas atividades. Conhecemos muitas pessoas que criamos um carinho, alemães, brasileiros, dominicanos, colombianos, entre outros.

E como foi a rota?

No final, nosso navio só desceu em terras brasileiras, e toda nossa rota que era Espanha, França, Portugal e Itália, não pode acontecer. A empresa aérea cancelou todos nossos voos, mas a MSC foi muito profissional e fretou um voo de volta para os mais de 500 brasileiros que não desceram em Maceió e continuaram até o final, que foi Lisboa. Em Lisboa, saímos do navio direto para o avião, sem nem entrar no aeroporto. Chegamos no Brasil, pegamos um carro em São Paulo e viajei até Londrina. Ficamos 14 dias em total isolamento.

E quais os projetos de vocês?

Voltei às atividades on-line, em que estou prescrevendo treino em casa para as pessoas de todo o Brasil. As atividades como personal trainer presencial ainda aguardamos um posicionamento das autoridades. A Kamylla continua produzindo conteúdo digital voltado para moda, como consultora de imagem, e muitas vezes sendo minha modelo para os treinos (risos).

70 anos

Na última semana, o Centro Universitário Curitiba – UniCuritiba, celebrou 70 anos de história. Na agenda, para comemorar a data emblemática, a série 70 Anos em 7 Conversas. São lives no Instagram @unicuritiba_oficial, ao longo de sete semanas, divididas nos temas: Inovação, Mundo Digital, Música, Educação, Empreendedorismo, Brasil e Futuro. Em cada uma delas, profissionais de expressão em suas áreas comentam os temas, com a mediação da Profa. Maria Rafart. A primeira das sete conversas foi ao ar nas últimas horas e as demais estarão disponíveis todas as segundas-feiras do mês de maio, até a metade de junho.

Aniversários

- A empresária Fernanda Hatti comemorou a nova idade nas últimas horas.

- Bruna Nakamura Nepomuceno, Alysson Cirino e o professor Jamil Hatti estreiam idade nesta sexta, 1º de maio.

Imagem ilustrativa da imagem Quarentena por Ricardo Makhoul

A dupla do Oahu

Aniversariante das últimas semanas, Conrado Rauen recebeu os “parabéns” de mais íntimos, liderados pela namorada, Rafaella Kojima. À frente do Oahu, a dupla segue as regras de distanciamento social e foca, com o restaurante havaiano, no delivery e take away, por estes dias. Foto de Bruno Ferraro

Imagem ilustrativa da imagem Quarentena por Ricardo Makhoul

Ascendente para Pedro

Em 2020, Pedro Vieira foi aprovado nos vestibulares da UEL e UFPR, em Engenharia Civil. Aos 19 anos, optou por estudar na Universidade Estadual de Londrina e concilia os estudos com outra grande paixão: o futebol! Aos 16 anos, foi chamado para jogar nas categorias de base do CCR - Cascavel Clube Recreativo. Atualmente, no tempo livre, Pedro faz alguns cursos on-line. “Tenho o objetivo de me aperfeiçoar em minhas habilidades acadêmicas e futuramente atuar em grandes construtoras”, conta à FOLHA. A foto é de Victor Aleixo