Imagem ilustrativa da imagem Em forma com... Paôla Burigo

Em forma com... Paôla Burigo

Com quantas abdominais se faz uma barriga chapada? Acostumada a receber sempre a mesma pergunta, a personal trainer Paôla Burigo tem a resposta na ponta da língua. “Engana-se quem pensa que estava condenado a ter de fazer mil exercícios abdominais todos os dias da vida”, ressalta. Dedicada e exímia profissional, Paôla tem trazido muitas dicas às seguidoras, em dias de distanciamento social, via Instagram. Em pauta, sequências de exercícios que podem ser feitos na sala de casa, com o peso do corpo ou, no caso de Paôla, o agachamento e o avanço ganham reforço especial: a filha, Antonella, que pesa 20 quilos! Confira a entrevista. A foto é de Fábio Alcover, com beleza assinada por Miguel Sampaio, do salão Fátima Martins.

Qual o segredo para um abdômen definido, sequinho?

Para quem não gosta de fazer abdominais, tenho boas notícias: o exercício abdominal apenas fortalece essa região, o que é muito importante para a saúde, mas a questão estética está muito mais ligada à sua alimentação do que ao exercício específico. Sempre falo aos meus alunos: apostem na musculação com carga, intensa, buscando a falha muscular, porque isso fará com que você perca gordura.

A musculação ajuda na perda de gordura?

Sim, a musculação ajuda muito nesse processo desde que sua alimentação esteja ajustada para este fim. De nada adianta exercitar o músculo do abdômen e não perder gordura porque sua definição ficará escondida embaixo da camada adiposa. A musculação também trabalha indiretamente a região abdominal, então minha dica é não perder tempo com ênfase exagerada nesta área e sim na dieta, que irá realmente colocar seu tanquinho à mostra. No inverno, ainda temos a questão de o corpo gastar mais calorias para se manter aquecido, então aproveite isso a seu favor, sem cair de boca na feijoada, para chegar em setembro com seu objetivo atingido.

Qual sua receita de beleza?

Quem me conhece sabe que não sou de cremes, salão de beleza e shoppings. Meus cuidados com a beleza vão do simples tomar muita água, comer comida de verdade (menos industrializados, ensacados, enlatados) e fazer exercício físico na medida. Sol hoje em dia apenas para ativar vitamina D e ter atitude positiva em relação à vida. Para finalizar e não menos importante acreditar em Deus, porque a saúde espiritual completa o pilar da felicidade genuína e é esta felicidade interna que mostra a real beleza do ser humano.

Quais seus projetos para este ano?

Para 2020, mesmo diante do atual cenário, busco leveza, seguindo com o treinamento personalizado presencial e consultoria on-line a todo vapor e enfoque na mídia social, com um sorteio mais que especial, em parceria com a Thaísa Gregori, com suas marmitas fit, e a nutricionista Marina Delorenzo.

Imagem ilustrativa da imagem Em forma com... Paôla Burigo

Agenda de eventos: e agora?

Arquiteta e designer, Thais Kurahashi é nome que acontece, com seu toque e assinatura, nas festas e recepções da região. Ela, que atuou como arquiteta por três anos, viu sua vida mudar ao colocar em prática sonho adormecido: aplicar seus conhecimentos arquitetônicos no segmento de eventos. “Assim nasceu a TJK Eventos, nos especializamos em projetos e execução de decorações destinadas a este setor”. Nesta entrevista à FOLHA, Thais reflete sobre o atual momento.

Como lidar com este momento, de distanciamento social?

Já enfrentamos inúmeros desafios! Um deles foi em 2018, durante a greve dos caminhoneiros, apesar de ser uma situação diferente da que nos encontramos hoje, medidas parecidas foram adotadas. Todos os eventos que estavam previstos para acontecer naquele período foram remarcados e aconteceram de uma forma ainda mais especial depois. E é assim que estamos lidando com a situação atual. Os reagendamentos são necessários e acredito que nós, profissionais, devemos nos colocar à disposição de nossos clientes, com uma equipe preparada para atendê-los a qualquer momento.

E como tem trabalhado?

Continuamos trabalhando nos projetos futuros, home office, atendimentos por meio de videoconferências e demais recursos disponíveis. Como sempre focamos na qualidade do nosso trabalho, atendemos apenas um evento por semana, priorizamos flexibilidade de datas para o reagendamento de eventos. A hora agora é de sermos solidários uns com os outros, tomar os cuidados necessários e respeitar as orientações impostas.

Imagem ilustrativa da imagem Em forma com... Paôla Burigo

Selfcare em 5 atos

Você já fez mil receitas, leu o jornal com as últimas notícias, assistiu à programação da TV, às séries, “zerou” seu recorde de tempo nas redes sociais, o que fazer agora? Para a dermatologista Tatianna Perazolo, cuidar-se é e melhor – e bem-vinda – distração. “Neste período tão complicado que estamos vivendo, acredito que o selfcare é uma excelente forma para ajudar no controle da ansiedade, distrair a mente, proporcionar saúde, além de trazer beleza. Apesar de parecer simples, a correria do dia a dia muitas vezes dificulta essa prática e a quarentena está fazendo com que a gente reflita e volte a valorizar hábitos simples”, afirma à FOLHA. A convite da coluna, Dra. Tatiana deixa cinco dicas. A foto é de Angelita Niedziejko.

1) Hidratação das unhas: as unhas, assim como a pele, também sofrem com o uso constante do álcool gel e com a lavagem das mãos, por isso, devemos lembrar de hidratá-las, o que pode ser feito diariamente com hidratantes mais espessos;

2) Cuidado com as mãos: o uso de luvas durante os serviços domésticos é de extrema importância e preferencialmente as longas que cobrem também os antebraços, os produtos de limpeza enfraquecem as unhas, ressecam a pele e podem desencadear dermatite de contato. Para as pessoas que possuem alergia ao látex, pode ser utilizado uma luva de tecido ou malha por baixo da luva de borracha;

3) Cuidados com os pés: uma imersão em água morna, seguida por uma esfoliação gentil, pode ser realizada em torno de duas vezes na semana. Além disso, a aplicação diária de hidratante pode ser potencializada com a oclusão por plástico filme;

4) Hidratação corporal: o melhor horário para passar o hidratante corporal é logo após o banho, com a pele levemente úmida. Para quem não gosta de aplicar no corpo todo, lembrar de passar o hidratante pelo menos nas extremidades (braços e pernas), pois essas regiões geralmente são mais ressecadas;

5) Rotina facial: a quarentena pode ser uma ótima época para introduzir o habito de skincare facial ou até potencializá-lo. Os passos básicos são: lavar a pele do rosto com um produto adequado, hidratação da pele – que pode ser com um produto que tenha ativos antienvelhecimento e filtro solar.

Cozinhaterapia

Também conhecida por suas receitas impecáveis, Sarita Pfeifer tem agitado as redes sociais, por estes dias. Em seu Instagram e no IG @menu_da_saritapfeifer, ela ensina receitas e compartilha truques de decoração de mesa. Entre os hits da quarentena, a costelinha de porco, feita em três horas, no forno, e o brigadeiro banoffe se destacam...

O segredo de Mel

Sempre discreta, a atriz Mel Fronckowiak, que no último mês esteve em Curitiba, compartilha mais de sua rotina, nestes dias de isolamento. A bela, que é esposa de Rodrigo Santoro, aposta na dança e na rotina de exercícios físicos.

Imagem ilustrativa da imagem Em forma com... Paôla Burigo

'Nós podemos protagonizar nossos dias'

Encarar os dias de isolamento não é tarefa fácil. A reviravolta na rotina, os novos desafios, a preocupação com o futuro, as dúvidas... em meio a este cenário, a coach Cristiana Brandão acredita que o momento é o ideal para reorganizar o tempo e também refletir sobre as principais dificuldades que estamos enfrentando e sobre as surpresas e superações. Veja a entrevista.

Como encarar a reclusão?

É preciso encontrar um sentido diante do caos. Neste momento, precisamos aceitar e ter muita clareza do porquê estamos isolados, e uma firme decisão sobre o que iremos fazer com isso. Pois o mundo está tomado por dúvidas e incertezas, mas nós podemos protagonizar os nossos dias.

E como fazer isso?

Primeiramente, precisamos reorganizar o nosso tempo. A sensação é de que agora temos tempo para tudo, mas as coisas na prática não funcionam bem assim. Novas tarefas e atribuições foram somadas ao nosso cotidiano. Ordem e rotina aparecem como palavras essenciais para esse novo planejamento. Aqui as regras são simples: comece definindo as atividades que consegue fazer sem sair de casa, priorize visando o melhor funcionamento. Ter uma agenda, física ou virtual, continua sendo indispensável. Uma dica é planejar o seu dia em blocos de quatro horas, e as atividades que devem ser concluídas em cada período. Crie metas possíveis para si, e com prazos fixos para alcançá-las, pense: “O que eu espero ter realizado quando a reclusão acabar?”.

A atenção deve estar no momento presente?

Viver um dia de cada vez nunca fez tanto sentido. Aproveite para buscar a conexão com seus sentimentos, pensamentos e emoções. Práticas de Mindfulness (Atenção Plena), podem ser grandes aliadas, combatendo a ansiedade, o medo, e aguçando o foco àquilo que realmente importa. Concentre-se em ser o seu melhor e olhar com atenção para aquelas pessoas que estão com você agora, estreitando os relacionamentos, mesmo que virtuais. Cumpra os seus deveres específicos com amor. Uma mensagem, uma ligação, uma boa recordação podem fazer muita diferença para quem está sozinho. Reserve um momento do seu dia para algo que te faça feliz, ou para simplesmente não fazer nada, o que também é muito importante.

É tempo de reinventar?

Sem dúvidas. E de aprendizado. A pausa está lá fora, o que não nos impede - em situações físicas e emocionais sadias - de continuarmos aqui de dentro. Explore a sua criatividade para atividades pessoais e profissionais. Hoje, quem não está on-line, passou a não existir. Avalie seu mercado, modele o concorrente e encontre alguma maneira de aparecer. Consuma fontes de informação confiáveis. O distanciamento físico é real, mas nunca estivemos tão conectados. Pense em como seu produto/serviço, ou até o seu conhecimento, pode ajudar alguém que está em casa. Lembre-se que o nosso potencial é ilimitado, e que historicamente, depois de toda a recessão, surge uma grande onda de oportunidades. Como você está se preparando para retomar?