Imagem ilustrativa da imagem Arrecadação de cobertores

Arrecadação de cobertores

A arquiteta Luciana Regnier está, há mais de dez anos, à frente de ação solidária que aquece o inverno de quem mais precisa, em Londrina. A campanha de arrecadação de cobertores, capitaneada por ela, destina cobertores a entidades e regiões carentes da cidade. Ano passado, foram mais de 2500 cobertores. A meta, para este ano, é superar os números de 2020. Nesta entrevista à FOLHA, Luciana, que abraça a causa e tem apoio de colegas, da comunidade, e de lojistas, fala um pouco mais sobre a ação, que encerra na próxima quarta, 30 de junho.

Como surgiu a campanha?

Sempre fui uma pessoa extremamente friorenta, sofrendo no inverno, e eu pensava, quando estava em casa, de pijama de flanela, meia e cobertor: e quem estava na rua? Isso me tirava o sono. Como sou arquiteta, lido com pessoas com um bom poder aquisitivo, fui atrás para descobrir quanto custava um cobertor, fui nas lojas populares e vi que era bem acessível. Como minhas minhas clientes não iriam até essas lojas, pensei que eu poderia ir, sem problema algum, e foi aí que comecei a pedir dinheiro para amigos próximos, familiares e clientes: ninguém me disse não!

A campanha tem mais de dez anos de história...

No primeiro ano, consegui 60 cobertores e já achei o máximo, daí só foi crescendo: 100, 300, 500, 1000, até chegar em 2530 cobertores. Este ano, minha meta é chegar aos 3000 cobertores.

E como tem sido a ação, durante a pandemia?

Antes, eu pegava o dinheiro, comprava nas lojas populares e levava nas entidades. Sem nenhum vínculo religioso, entidades espíritas, católicas, evangélicas, moradores de rua, enfim, levava para quem precisasse. Minha filha carrega cobertor comigo desde pequena. Ano passado, com a pandemia, eu fiquei doida pensando como faria. Aí me veio a ideia de pedir a conta das lojas parceiras e controlar os depósitos junto com os proprietários. Eu teria um crédito e saberia quantos cobertores poderia retirar. Deu supercerto! Hoje, os cobertores saem das lojas diretamente para as entidades, ou às pessoas responsáveis por alguma comunidade. Assim, evitamos circulação de muita gente.

• Para colaborar, a dica é entrar em contato com Luciana pelas redes sociais (Facebook e Instagram)

Londrinense na Vogue

A londrinense Angélica Bucci é destaque na edição de aniversário da Vogue. Fashionista, Angélica, que mora em São Paulo, aparece entre as influencers que adotaram as sandálias-hit, pillow, em seu dia a dia. A conferir, na página 51.

Vivas a Daiane

Daiane Rossi Ferraz comemora a nova idade nesta quarta, 23 de junho.

Recém-casados

Luana Kohata e Fernando Mitamura se casaram no civil na última semana, em Londrina. A dupla curte mini lua de mel em Foz do Iguaçu.

Imagem ilustrativa da imagem Arrecadação de cobertores

Doutorado na França

Professor da PUCPR, Clayton Couto comemora a aprovação de bolsa de estudos de doutorado sanduíche no exterior. Em setembro, ele embarca para temporada de seis meses na França, onde irá estudar na tradicional Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, uma das mais renomadas universidades do mundo. Atualmente, Clayton divide o tempo entre as aulas de Direito, o estudo de francês e os preparativos para a viagem. “Estou ao mesmo tempo feliz e ansioso com esta experiência incrível que será estudar numa das mais prestigiadas universidades do mundo. Além de desenvolver a minha tese de doutorado, será uma grande oportunidade para aprimorar a fluência no francês, fazer novos amigos e conhecer novos lugares”, revela à FOLHA

Um novo olhar sobre o Japão

Em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até o dia 4 de julho, a exposição “Japonésia”, do fotógrafo Naoki Ishikawa, fruto da parceria inédita entre o museu e a Japan House São Paulo, revela particularidades do arquipélago japonês. A mostra reúne 74 fotografias do artista feitas durante várias expedições e viagens ao longo da última década, e revelam a diversidade de paisagens, costumes e culturas da região. As belezas naturais escondidas, o Monte Fuji por vários ângulos e o Obon, a data em que os espíritos voltam para a casa, são alguns destes momentos.