O cronista foi conduzido por dois guardas revolucionários até o banco dos réus. Usava algemas. O juiz-companheiro declarou aberta a sessão e chamou a primeira testemunha de acusação: o jornalista.

Imagem ilustrativa da imagem O julgamento do cronista
| Foto: iStock

— Companheiro meritíssimo, é evidente que esse indivíduo afrontou a nossa Constituição Cidadã e o código de ética profissional. Veja, em um Estado laico, ele ousou pronunciar o nome de Deus em suas crônicas. Como todos sabem, desde a Revolução Francesa isso é um crime...

Depois veio o professor universitário:

— Felizmente, conseguimos derrubar a tirania dos milicianos, mas os seus apoiadores continuam agindo nas sombras. Este senhor sentado nos réus é um fascista. E fascistas não deveriam existir!

O cientista político declarou:

— Tudo que esse cronista quer é conduzir-nos de volta às trevas da Idade Média. Mas ele nada pode fazer contra a marcha inexorável da história.

Ao ouvir a palavra “história”, o católico progressista teve um arrepio. Na sua vez de falar, bradou:

— Esse falso cristão está preso às velhas tradições, ignora o mundo moderno e, acima de tudo, pratica o discurso de ódio. Depois que o nosso pontífice se reuniu com Lula, anos atrás, ele continuou criminalizando o Partido dos Trabalhadores. E mais ainda, meritíssimo companheiro: trata-se de um negacionista. Tem a petulância de dizer que nunca houve um golpe das elites para a deposição da presidenta Dilma e a posse do Miliciano! Ele chama o golpe de “democracia”.

Em seguida, veio o conhecido protestante.

— Eu disse ao réu que ele deveria vir para uma das 400 igrejas evangélicas de Londrina, mas ele tomou isso como ofensa. Respondeu que abandonar a Igreja Católica seria como arrancar o próprio coração.

A feminista atacou:

— Esse defensor do patriarcado nega a culpa coletiva dos homens nos casos de violência contra a mulher. E quer proibir as aulas de gênero para nossas crianças!

O sindicalista discursou:

— É um traidor da categoria, um serviçal dos patrões, um escravo do capital, um fura-greve. Ah, e continuou lendo e escrevendo, mesmo depois de ter cassado o seu registro profissional.

A ambientalista fustigou:

— É gente como ele que fez a Amazônia queimar!

Ao final da fase de depoimentos, antes de ler a sentença, o juiz voltou-se ao réu:

— Sr. cronista: além de tudo que foi mencionado pelas testemunhas, o sr. é acusado de ler e divulgar as obras do famigerado guru e astrólogo Olavo de Carvalho. Diante disso, o sr. tem algo a declarar?

— Sim, meritíssimo companheiro. Declaro-me culpado.

O cronista juntou as mãos algemadas, fechou os olhos e começou a rezar.

Fale com o colunista: [email protected]