O renomado médico urologista Horacio Alvarenga enviou para a Coluna informações importantes sobre um tema desconhecido de grande parte dos homens: reposição hormonal em homens é necessária? O médico é professor e diz que o homem, diferente da mulher que tem em seus ovários um número limitado de óvulos e que após os 40/50 anos entram em falência deixando de produzir estrógenos (hormônio sexual feminino), na grande maioria das vezes produzem testosterona (hormônio sexual masculino) durante toda a vida, inclusive com capacidade reprodutiva e poderá ter filhos acima dos 80 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Homens precisam fazer reposição hormonal em homens é necessária?
| Foto: Divulgação

Doutor Horácio lembra que algumas doenças podem comprometer os testículos e promover uma insuficiência na produção da testosterona, como a caxumba, tumores hipofisários e má formações como a criptorquidia (testiculos fora da bolsa escrotal) ou doenças genéticas, caso da Síndrome de Klinefelter. De acordo com o urologista, nestas situações a reposição hormonal com testosterona está indicada. Há também o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino(DAEM), condição mais rara em que os níveis de testosterona diminuem abaixo dos níveis desejados e está associado à síndrome metabólica (diabetes, hipercolesterolemias, obesidade) também nestas condições, se o indivíduo está muito sintomático (indisposição, sem motivação, perda do desejo sexual e memória), ainda assim antes de iniciar a reposição hormonal, recomenda-se mudança no estilo de vida e correção da síndrome metabólica com emagrecimento, atividades físicas e etc. Se com isto os níveis de testoterona não se normalizam indica-se a reposicão, recomenda o médico. "Pois, uma vez iniciada, a reposição hormonal com testosterona exógena, o cérebro reconhece que se tem testosterona o suficiente e, com isto, para de mandar estímulos aos testículos para produzi-la e diminuindo também a espermatogênese (formação de espermatozoides), resultando em uma dependência continua da testosterona exógena e infertilidade (dificuldades em engravidar)", explica. Os jovens que recebem testosterona de forma inadequada, o que é muito comum hoje com o objetivo de ganhar massa muscular, podem se tornar hipogonádicos , ou seja, dependentes sempre de tomar testosterona e inférteis ou com dificuldades em ter filhos, esclarece doutor Horácio.

MISSA DE ANIVERSÁRIO EM ROLÂNDIA

O prefeito Ailton Maistro, convida a população rolandense para participar da missa de celebração dos 78 anos de Rolândia, que será realizada nesta quinta (dia 27), a partir das 19h30, na Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima.

O ACESSO À UNIVERSIDADE ESTADUAL

O leitor da Coluna e assinante da Folha há 15 anos, Emerson G. de Lima escreveu dizendo que o final da Av. Castelo Branco, no acesso a UEL, está necessitando de um recape asfáltico urgente, tem muitos remendos. É um trecho pequeno, mas de grande tráfego. O agente universitário também comenta que a rua lateral do campus universitário está cheia de remendos e buracos. A prefeitura poderia aproveitar para realizar o serviço gerando menos transtornos para os usuários. "Nossa UEL recebe pessoas de vários locais e a situação das ruas que dão acesso a ela deixam uma impressão ruim da cidade para os visitantes", conclui.

Noivas Fair em Maio

Depois de dois anos cancelado ou adaptado, o tradicional Noivas Fair será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2022. Referência em Londrina, Norte do Paraná e interior de São Paulo, evento mais uma vez será realizado no Boulevard Londrina Shopping. A entrada é gratuita e os participantes terão contato com fornecedores de serviços e produtos para festas, eventos e casamentos. De acordo com a organizadora Mity Shiroma (foto), a data está reservada e marcada. Em 2021, não houve edição da feira. A organização realizou um café da manhã para fornecedores do setor, o que marcou a retomada dos eventos depois de quase dois anos parados. “A expectativa é que a gente reúna fornecedores do setor junto com noivos e pessoas que realizaram festas e outros tipos de eventos. Tudo seguindo protocolos de proteção contra o coronavírus, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social”, ressalta a organizadora

Imagem ilustrativa da imagem Homens precisam fazer reposição hormonal em homens é necessária?
| Foto: Divulgação

HIGIENÓPOLIS: A AVENIDA DAS FARMÁCIAS

Com a rede carioca Pacheco em fase de conclusão de sua nova filial em Londrina, onde os operários trabalham dia e noite até 23 horas, pelo menos, a Higienópolis chegará à sua décima farmácia. Por isso, o povo já comenta que ela será a “Avenida das Farmácias”. A população londrinense tem lotado as farmácias da Higienópolis e as demais espalhadas pelo centro e outras ruas da cidade. Muita gente doente, outros se prevenindo, e outro tanto comprando seus remédios costumeiros. O movimento é tanto, que algumas instalaram o sistema de pegar senhas e aguardar ser chamado. Os remédios cada vez mais caros e o povo se virando como pode. Compram em duas, três ou mais parcelas, e isso para que tem cartão de crédito e débito. Voltando à nova filial da Pacheco: fico observando, pois moro perto, e penso que a posição de seu estacionamento pode não ter sido a melhor. O tempo dirá. Para o público, quanto mais farmácias melhor, mas bom seria que os preços fossem mais controlados pela Anvisa ou MS. Tem mais: apenas duas (a Vale Verde e Nissei) medem a pressão das pessoas. Todas deveriam fazer isso, dia e noite. Não há lei municipal que obrigue esses estabelecimentos a ter licença para medir a pressão das pessoas, que sobe e desce e causa problema saúde cada vez mais. Até pode matar.

Em São José do Rio Preto

O empresário de futebol Orley Vital, radicado em Londrina, visitou o arquiteto Fabiano Hayasaki em São José do Rio Preto., interior de São Paulo. Eles são muitos amigos. Fabiano fez fama projetando casas para jogadores de futebol, entre eles, Dudu do Palmeiras e Paulinho do Corinthians.

Imagem ilustrativa da imagem Homens precisam fazer reposição hormonal em homens é necessária?
| Foto: Divulgação

SAUDADES DOS TRENS FERROVIÁRIOS

SÃO PAULO fez ontem 468 anos de sua fundação. No seu 4º centenário eu lá estive, com minha saudosa mãe. Vimos foi um grande desfile de militares e escolares, e milhares de pessoas sob um sol escaldante. Mas tenho saudades também da viagem pelo trem “Ouro Verde” da Estrada de Ferro Alta Sorocabana. Uma noite e mais algumas horas de Sto. Anastácio à capital paulista. Acabaram com essa linha ferroviária. Coisa dos políticos deste Brasil querido. Também tiraram o trem de passageiros de Londrina a São Paulo. Crianças e adolescentes daqui ficaram sem o prazer de tais passeios ou viagens curtas e longas.

LONDRINA PRECISA REAGIR SOBRE AUMENTO DA PISTA DO AEROPORTO JOSÉ RICHA

Gente ligada ao comércio, ao agronegócio e demais setores como industriais e educacionais da cidade tem comentando, ainda que timidamente, o fato de que os sucessores da Infraero, que compraram o Aeroporto José Richa, ainda não se manifestaram sobre a necessidade do aumento da pista para os aviões que chegam e partem da cidade. Afirmam que todos os poderes locais, as instituições londrinenses e a população em geral deveriam cobrar mais os seus direitos em aumentar a importância do seu aeroporto e o progresso da cidade. Se Londrina bobear, os atuais responsáveis vão levando com a barriga e o aumento da pista e outros melhoramentos ficarão apenas nos planos, parece que nem nas pranchetas estariam...

Jantar entre amigas

Caprichado jantar de confraternização na casa de Selma Nogami com amigas da Associação de Senhoras de Rotarianos para celebrar novos desafios. Ela foi eleita presidente da entidade. Junto com a diretoria, tem projetos interessantes e importantes para Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Homens precisam fazer reposição hormonal em homens é necessária?
| Foto: Divulgação
Marinilce Ferreira dos Santos, Irmã Sueli Oricoll, Irani Gonçalves e Felicia S. Watanabe.
Imagem ilustrativa da imagem Homens precisam fazer reposição hormonal em homens é necessária?
| Foto: Divulgação
Selma Nogami, nova presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos, Cleia Rapcham e Marisa Marci

***

O advogado José Roberto Brunassi, leitor da Coluna, fez o seguinte comentário: “Passou pelo nosso mundo um grande filósofo, e tivemos a honra de sermos contemporâneo dele. Se eu pudesse um dia ter sido agraciado com a sua presença, adoraria ter lhe feito uma pergunta: mestre, como o senhor analisa, filosoficamente, uma pessoa que se embevece ao ver e ouvir um pássaro nascido e criado até a morte em uma gaiola?

S. Paulo vai privatizar os cemitérios

O serviço funerário de São Paulo deverá ser privatizado, ou terceirizado. Em quatro cemitérios paulistanos faltava água ontem. Não dava para “lavar os falecidos”, cujos corpos eram entregues aos familiares em estados deploráveis. Na Prefeitura já se fala em “deixar os cemitérios para os particulares” e que após a pandemia isso parece ser a tendência geral no país. É isso: privatiza e o povo que pague os custos que os donos desejarem. Mais dignidade para os mortos e suas famílias.

***

MISSA EM LONDRINA e em todo o Brasil, na segunda-feira última, em homenagem a São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas. Foi advogado, escritor e poeta na vida. Salve Francisco de Sales!

Na recepção de Tremembé

Na faixa em cima da portaria da Penitenciária de Tremembé, SP, está escrito: “Aqui entra somente o homem, o delito e o passado dele ficam para trás...” Advogados criminalistas, como os do escritório Vianna & Advogados Associados, dizem sempre que “a sociedade em geral não perdoa e não se esquece do passado das pessoas. Não ajuda os chamados reeducandos, que, sem chances na vida, acabam voltando a delinquir...”

Os aposentados federais sem aumento desde FHC

OS APOSENTADOS FEDERAIS esperam que o presidente Bolsonaro dê também aumento para eles, que esperam isso desde que FHC – que não autorizou o benefício - deixou a presidência.

Sérgio Moro só deve prestar contas ao imposto de renda

O SUPREMO quer quebrar o sigilo bancário de Sérgio Moro, candidato à presidência da República. Alguém quer saber quanto ele recebia como empregado de um escritório de advocacia, depois que deixou de ser juiz, e tinha interesses nos EUA, e que aqui advogava para empresa que foi ré em processo julgado por Sérgio Moro. Muito fácil saber: ele deverá se precaver contra adversários, fazendo sua declaração ao Imposto de Renda, certinho com os seus salários, como já disseram admiradores de Moro pela sua atuação e coragem em levar avante os processos da Lava Jato.

Comprando a Big gaúcha

O CARREFOUR está com a caixa forte mesmo: estaria comprando a rede Big no Rio Grande do Sul.

Pagou 652 milhões cash

NEGOCIAÇÃO GRAÚDA: a Coca Cola Femsa, setor do Brasil, adquiriu uma empresa do seu ramo, que tem sede em Porto Alegre, por 652 milhões de reais! Pagamento

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1