Convergências e divergências
Tenho me referido às aproximações e distanciamentos entre Curitiba e Londrina. E temos mais um exemplo quanto ao tratamento do mapa de valores imobiliários: na Capital a lei de 2014 fixava reajuste de 4% para os edificados e 7% para os não edificados, e a esse total se soma à taxa inflacionária de mais 4% ;e no interior houve congelamento em taxa prefixada, mas nos dois casos prevaleceu a vontade do prefeito e da maioria. Percebe-se que Londrina é mais resistente ao valer-se da lei de iniciativa popular como em Curitiba apelamos no passado para impedir que a Copel fosse leiloada, como Lerner pretendia e era, de certa forma, um modelo nacional no auge da privataria.
O fato é que, independentemente da maior ou menor capacidade de resistência revelada, nos dois casos os prefeitos levaram a melhor. Curitiba estava há anos, como Londrina, com o mapa do IPTU desatualizado quando se trata de tributo chave ao município, que dos entes federativos é o mais sofrido com o ISS, e dependente das transferências que no exercício atual ficaram amarradas e em meio a esforços de ajuste fiscal
No caso do transporte coletivo a relação nos dois polos urbanos é pactual e a diferença está no fato de que os empresários de Curitiba tinham mais consistente base jurídica (tantas foram as decisões que bloquearam a renovação de frotas pretendida por Gustavo Fruet) para peitar o poder concedente. A postura sindical em Londrina foi parecida com a de Curitiba, ante o temor da perda dos empregos o que faria de uma greve da categoria com aparência de locaute, parede dos patrões .


Despichamento
Apesar do esforço representado pelas campanhas institucionais, o vandalismo das pichações prossegue com grande prejuízo das edificações do setor histórico, tanto que nesta quarta-feira (12) teve início a operação de despichamento começando pela Igreja do Rosário em Curitiba. Aparentemente um esforço inútil porque, terminada a limpeza, retomam-se as agressões. O fato de haver ao lado disso a repressão com prisões e aplicação de multas, cada vez mais elevadas, nos infratores assinala poucos avanços em defesa da integridade do casario. Foi isso que levou o prefeito Rafael Greca a homenagear um guarda municipal que, agindo temerariamente, reprimiu um pichador que atuava no Cemitério Municipal. Isso deve ter levado o comando da guarda a recomendar mais cautelas em atos repressivos.

Inovação
Um cidadão que sofreu a perda de uma filha por infecção hospitalar na Capital passou a fazer um trabalho de contato pela internet com a rede de casas de saúde e acabou premiado num certame sobre inovação em termos de correção comunitária.

Bom exemplo
São Paulo acaba de dar mais um exemplo a Curitiba: uma pesquisa sobre mobilidade urbana de origem e destino entre 2007 e 2017 mostrou que os ônibus perdem espaço para o metrô, trens e aplicativos. Os trilhos não funcionam por aqui, o metrô foi arquivado e as linhas férreas se prestam a tudo menos a mobilidade a não ser de mercadorias. O maior dos percentuais da população é a pé com 30,9%, automóvel 27,3%, ônibus 20,7, metrô 8,3%, trem 3,1%, táxi mais apps 2,5%. Os aplicativos - Uber, .99 e Cabfy - têm movimento três vezes superior ao dos táxis, 362 mil deslocamentos contra 113 mil. Até hoje a pesquisa origem-destino na Capital foi apresentada pelo cartel do transporte, razão pela qual se pede uma de caráter independente.

Indústria
Pesquisa da Federação das Indústrias mostrou que 81% dos empresários acreditam em retomada do desenvolvimento em 2019. O registro é 20% maior do que a expectativa do ano passado. Entre os fatores apontados estão a inevitabilidade das reformas que mudarão o cenário nacional, sem falar nas constatações de melhora no mercado com carteira assinada, inflação baixíssima, como se viu em outubro-novembro, e a verificação no volume do chamado emprego temporário nos últimos dias. Também outro setor se mostra otimista, o do comércio, na verificação de que de janeiro e outubro houve melhora nas vendas em 6%.

Mais apuração
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Aécio Neves, da irmã Andréa e do deputado federal Paulinho da Força, desdobramento de delações da JBS em propinas de R$ 128 milhões. Como se percebe o cerco à classe política prossegue de forma inapelável, tudo ligado à sua campanha presidencial de quatro anos passados .

Redescoberta
Nesses dias a redescoberta de um dos maiores filósofos do Paraná, Ernani Reichman, um dos cultores nacionais de Kierkgard. Relançado o texto "Noite do Absluto" com selo editorial da Biblioteca Pública do Paraná, também a Academia Paranaense de Letras presta homenagem no fim de semana ao autor de "Ensaios de Existência", que desenvolveu com várias figuras do cenário artístico e cultural.

Folclore
Tempo de infância nos jogos de bolinha de gude (turno, cobrinha, búrico) admitia-se, como num auto popular, a intromissão do mal na figura do mais forte e brigão que à simples declaração de "recolutação" levava as jogadeiras e calejadas como se fosse um ritual de sentido obrigatório. Conjugávamos o verbo recolutar em todos os tempos e modos e diziam decorrer da expressão recrutar dos tempos da guerra do Paraguai. Como se vê o golpe estava inserido nas regras do jogo. Recolutaram a Dilma e agora de novo na eleição.