Dança das cadeiras
Foi publicado em diário oficial nessa terça-feira (10) a saída de Marco Antonio Santi da coordenação do Núcleo Regional de Londrina, antiga Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina, órgão ligado à Casa Civil do governo do Paraná. Quem volta a assumir a vaga é o antigo coordenador Victor Hugo Boselli Dantas que esteve na Superintendência da Secretaria Estadual de Educação. Santi informou que continua no governo Beto Richa (PSDB), mas em outra pasta: a Secretaria de Comunicação.

Bares x escolas: impasse
O projeto de lei que pretende reduzir o distanciamento mínimo entre bares e escolas mais uma vez foi retirado de pauta da Câmara Municipal de Londrina, desta vez por tempo indeterminado. A matéria, que tramita desde maio, faz parte do programa Agiliza Londrina, do Executivo, que pretende facilitar a abertura de empresas em Londrina. O projeto recebeu parecer contrário do Conselho Municipal em Defesa da Criança e Adolescente que teme prejuízos com a aprovação do texto, ou seja, com a alteração no Código de Posturas.

Mudanças
O presidente do Comitê Agiliza Londrina, Roberto Lima Junior, foi à Câmara ontem para dar explicações sobre os objetivos da medida. A proposta original previa a mudança de 300 para 100 a distância entre bares e escolas, mas o Executivo não descarta a proposta de o mínimo de 200 metros. Os vereadores Jairo Tamura (PR), Junior Santos Rosa (PSD) e Amauri Cardoso (PSDB) se mostraram preocupados com a alteração na legislação municipal. O Executivo justificativa que 40% dos pedidos de instalações de escolas públicas e privadas são barrados por conta do Código de Posturas. Mesmo assim, não esconde que o objetivo é facilitar a vida
dos empresários do setor de bares e restaurantes.

Plebiscito fracassa
O plebiscito realizado pelo movimento "O Sul é o meu país" fracassou no último sábado. O objetivo era saber o que as pessoas pensavam sobre a separação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil. A participação dos moradores dos três Estados do Sul foi bem aquém do esperado pelos organizadores. Em vez de dois milhões de votantes (o que representaria 10% dos 21,28 milhões de habitantes dos três Estados). Somente 343.650 votantes foram às urnas espalhadas pelos 1.191 municípios sulistas. O voto pelo sim recebeu apoio de 330.430 (96,15%) e o não apenas 13.220 (3,85%).

Chuva atrapalhou
Em Londrina, o mau tempo registrado desde a noite desta sexta-feira (6) prejudicou as votações no plebiscito. Duas urnas que deveriam ficar no Calçadão não foram instaladas pela manhã. Na barragem do Lago Igapó, uma tenda precisou ser improvisada para garantir que os votos fossem depositados. Dos mais de 353 mil eleitores londrinenses, os organizadores contavam com a participação de pelo menos 8 mil votantes. No entanto, apenas 389 votaram: 378 a favor da separação e 11 contrários.

Concurso para secretário
A Frente Parlamentar da Educação (FPE) do Congresso Nacional e o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) lançam nesta quarta-feira (11) a seleção nacional para a escolha de um secretário "regional" de Educação, que será vinculado ao consórcio. O lançamento do concurso será, às 14h30, na Prefeitura de Londrina. O Codinorp reúne Prado Ferreira, Miraselva, Centenário do Sul, Guaraci, Cafeara, Lupionópolis, Jaguapitã, Florestópolis e Porecatu. Primeiro de Maio também poderá integrar o grupo.

Otimizar recursos
A proposta é similar a adotada pela gestão de Marcelo Belinati (PP) que, após ser eleito em outubro de 2016, organizou um concurso para a escolha da secretária de Educação de Londrina. Segundo o deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), presidente da FPE, o objetivo é inspirar os municípios do consórcio a otimizarem recursos, e fortalecerem e implementarem ações inovadoras com o objetivo de ampliar a qualidade da educação. O concurso será feito pela agência Vetor Brasil, de São Paulo, que também organizou o certame na Prefeitura de Londrina.

Promoção pessoal
O Tribunal de Contas (TC) do Paraná puniu o prefeito de Perobal (Noroeste), Almir de Almeida, por ter construído um portal no município com as iniciais de seu nome e sobrenome (as letras "A" e "L"). A irregularidade ocorreu na gestão anterior de Almeida (2009-2012). Em virtude da promoção pessoal com uso de dinheiro público, Almeida foi responsabilizado pelo TC para devolver de R$ 3.345,05 ao cofre municipal e pagar multa de R$ 1.003,52, correspondente a 30% do valor do dano. A sanção transitou em julgado e o prazo para o recolhimento dos valores é o dia 7 de novembro.