Ibiporã ganha prêmio nacional
Ibiporã - O município de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) ficou em 2º lugar na categoria de municípios com até 50 mil habitantes no
Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Segundo informações da prefeitura, o CFO analisou informações e documentos dos municípios que se destacam no atendimento odontológico, enquadrados em requisitos como manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuir Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar. "A estrutura na qual são oferecidos os serviços odontológicos aos munícipes, como também a capacitação constante dos profissionais atuantes na área são fatores responsáveis por esse mérito", afirmou a coordenadora de Saúde bucal de secretaria, Ana Paola Fernandes.A cerimônia de premiação aconteceu no fim de outubro, em Brasília, e Ibiporã ficou atrás apenas de Naviraí (MS). Outras duas cidades paranaenses também foram premiadas - Curitiba, que conquistou o 1º lugar entre as cidades com mais de 300 mil habitantes, e Cascavel, com a 2ª posição entre as cidades com população de 50 mil a 300 mil habitantes.

Aplicativo de Paranavaí é premiado
Paranavaí - O aplicativo do asfalto "Gemap", da Prefeitura de Paranavaí (Noroeste), é um dos projetos vencedores do Prêmio Gestor Público do Paraná de 2018. "Ter um aplicativo que mapeia o asfalto da cidade em uma plataforma moderna e ágil, facilita o nosso trabalho. Investir em tecnologia é o caminho a ser seguido", afirma o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, conhecido como KIQ. Segundo informações do Executivo, por meio da plataforma, a prefeitura mapeia todo o asfalto da cidade, auxilia os agentes de campo a identificar a situação do asfalto e facilita o trabalho das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano de Paranavaí, Darlan Alves, "o aplicativo permite fazer uma escala de trabalho técnica e justa, com a população podendo fiscalizar com mais facilidade, pois todas as informações do contrato estão disponíveis". O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a empresa Peker e a Universidade Paranaense (Unipar).

Projeto Comendo Bem em Campo Mourão

Campo Mourão - Produtores de alimentos interessados em participar do projeto "Comendo Bem" têm até sexta-feira (9) para preencher o formulário no endereço eletrônico (https://goo.gl/forms/x6oEgBKQgZPBZGAm2). O projeto será realizado em parceria entre a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e a Prefeitura de Campo Mourão (Centro-Oeste). Inicialmente serão selecionadas oito empresas/profissionais da área de alimentos, conforme os critérios de mais tempo de atividade e maior número de pessoas envolvidas no processo. Os interessados receberão treinamentos, sugestões para adequação do espaço de produção e construção do rótulo dos produtos. "Uma novidade é a produção de selo de qualidade, em que o estabelecimento receberá uma nota, indicando que a qualidade está presente naquele negócio", explica do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Facco.

Produção de mudas em Cambé

Cambé - A Secretaria de Meio Ambiente de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) iniciou a produção de flores. São aproximadamente 16 mil mudas que estão sendo cultivadas em uma nova estufa instalada no antigo IBC. Segundo informações da prefeitura, a secretaria planeja iniciar o plantio das 10 espécies de flores daqui a 40 dias. Por enquanto as espécies que já estão sendo cultivadas são sálvia vermelha e targete. Segundo o chefe da Divisão Ambiental, Vitor Silva, o primeiro local a receber as flores será o Parque Zezão, em seguida o plantio será realizado na praça da igreja, em rotatórias, no Terminal Urbano e em canteiros e praças do município. Silva também fez um apelo à população para a manutenção dos jardins públicos. "É importante que os moradores ajudem a manter as flores nos canteiros, fiscalizando para impedir roubos e atos de vandalismo. Com essa ajuda, vamos poder manter a cidade bonita por mais tempo", explica.