Imagem ilustrativa da imagem Giro pelo Paraná
| Foto: Shutterstock



Cães comunitários em Guarapuava
Guarapuava - Duas leis, sancionadas pelo prefeito de Guarapuava (Centro), Cesar Silvestri Filho, são direcionadas à causa animal. A Lei do Cão Comunitário regulamenta e apoia a ação de grupos de pessoas que acolhem e cuidam voluntariamente de animais de rua. O principal benefício é o amparo legal para que essas pessoas possam construir casinhas e abrigos para os animais no passeio público. Já a Lei do Benefício de Castração surge para complementar a primeira. Com ela, os tutores voluntários poderão solicitar a castração do animal gratuitamente pelo Canil Municipal. "A diferença é que com a lei do benefício, o tutor não precisa apresentar comprovação de baixa renda para conseguir uma castração gratuita, já que ele está realizando um trabalho voluntário ao cuidar do animal errante", destacou o prefeito. As duas leis são de autoria do vereador Aldonei Luis Bonfim.

Captação de eventos em Foz
Foz do Iguaçu - O prefeito de Foz do Iguaçu (Oeste), Chico Brasileiro assinou na terça-feira (4) um decreto para simplificar os procedimentos para obtenção de alvará. A medida, segundo a prefeitura, vai impulsionar a captação de eventos em Foz. " Com esse novo decreto os organizadores e promotores de convenções, feiras e congressos do país terão um ambiente favorável para realizarem eventos na cidade", avaliou. A mudança mais significativa foi a isenção do alvará para todos os eventos, de todos os portes, realizados nos espaços licenciados pela Fazenda Municipal e que possuírem código CNAE para atividades de eventos. Para os eventos que acontecerem nesses estabelecimentos, só será exigida a documentação dos organizadores de eventos e ARTs se houver alteração do layout do espaço para montagem de estruturas. Os eventos de pequeno porte, até 400 pessoas, independente do local de realização, estão dispensados da apresentação de documentação e isentos da taxa de alvará, mediante dispensa da vistoria do Código de Posturas.
Segundo o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, para elaborar a legislação houve o envolvimento de várias secretarias municipais, entidades representativas do setor, organizadores de eventos, hotelaria, Sindhoteis, Visit Iguassu e o Conselho Municipal de Turismo.

Espetáculo gratuito em Rolândia
Rolândia - A Acri (Associação Cultural e Recreativa Illuminare), do Distrito de São Martinho, em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) realizará o "8º Concerto - Natal Luzes de São Martinho" no próximo sábado (8), a partir das 19h45, no Centro Cultural Nanuk, na rua Arthur Thomas, 1679, centro.A entrada é gratuita. O maestro João Miguel Aiub vai conduzir a apresentação dos mais de 30 alunos da unidade, que, entre coral e orquestra, vão apresentar músicas natalinas e clássicas. O evento tem o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo.

Concurso em Paranavaí
Paranavaí - Foram abertas nesta quarta-feira (5) as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Paranavaí (Noroeste). São 107 vagas para cargos em diversas áreas de atuação e nos níveis fundamental, médio e superior. O cargo com mais oportunidades abertas é o de agente de Conservação - 15 vagas, sendo 14 de ampla concorrência e uma reservada para pessoas com deficiência. O nível de escolaridade exigido é ensino fundamental completo, e o salário inicial é de R$ 1.060,81 para uma carga horária de 44 horas semanais. "É importante que as pessoas verifiquem com atenção as atribuições do cargo, os requisitos necessários, se exige um grau de escolaridade específico para que, se for aprovado, não corra o risco de ser chamado e acabe não podendo assumir a função por não se enquadrar nas exigências do edital", destaca o secretário de Administração, Hugo Morgado Braga. O concurso está dividido em cinco editais e será realizado pela empresa Consesp Concursos. Os editais podem ser consultados no site www.consesp.com.br e também no Portal da Transparência do município, através do site www.paranavai.pr.gov.br. A data provável para realização da prova objetiva é 20 de janeiro.