Imagem ilustrativa da imagem Giro pelo Paraná
| Foto: Prefeitura de Campo Mourão/Divulgação



Fiscalização em Campo Mourão
Campo Mourão - A secretaria municipal de Controle, Fiscalização e Ouvidoria de Campo Mourão (Centro-Oeste) pretende intensificar a fiscalização durante o mês de dezembro para coibir o comércio ambulante nas praças centrais e no trecho do calçadão entre as ruas Harrison José Borges e Francisco Albuquerque. Nas praças somente serão permitidos vendedores credenciados e nos espaços delimitados. Segundo o secretário Cristiano Augusto Calixto, além de garantir o direito do comércio devidamente autorizado, a medida também visa proporcionar mais segurança e espaço para o trânsito da população durante o período natalino. Ele lembra que está em vigor a nova lei que regulamenta o comércio ambulante no município. Uma das exigências da nova legislação é que qualquer atividade comercial necessita de autorização do município. "Infelizmente nessa época aparecem vendedores, inclusive de outras cidades, e insistem em tentar comercializar os mais variados produtos sem nenhum critério ou autorização", afirma.

Veículos abandonados em Ibiporã
Ibiporã - Proprietários ou responsáveis por 20 veículos em estado de abandono nas vias de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) têm até o início de dezembro para providenciar a remoção, caso contrário, eles serão levados para o depósito da Prefeitura Municipal. A lista dos veículos (Edital de Ausentes) foi publicado no Jornal Oficial do Município (www.ibipora.pr.gov.br) no dia 22 de novembro e, segundo a Lei Municipal 2652/2013, o proprietário tem prazo de 15 dias após a publicação do edital para providenciar a sua remoção. A prefeitura começou a fiscalizar os veículos abandonados ou em estado de abandono em agosto de 2017. De acordo com o chefe de fiscalização de obras e serviços, Fábio Mulero, dos 48 veículos notificados em 2018 apenas quatro não foram retirados pelos proprietários sendo recolhidos para o depósito da Prefeitura. "O baixo número de veículos recolhidos tem demonstrado que os proprietários estão mais conscientes." O secretário de Obras, Alexandre Ferreira, acrescenta que por estarem em lugares impróprios, obstruindo as vias públicas e o fluxo de trânsito, os veículos podem ocasionar acidentes e servirem de esconderijo de ilícitos penais, como drogas e objetos roubados.

Dia de alerta em Rolândia
Rolândia - A secretaria de Saúde de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) promove neste sábado (1 de dezembro) o "Dia D" de combate a Ais e ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O evento gratuito e aberto ao público será na praça da Igreja do Novo Horizonte, na rua Girassol, das 9h às 13h. Serão ofertados testes de HIV, vacinas em geral, atualização das carteirinhas de vacinação, avaliação bucal, aferição de pressão, exame de diabetes, gincana para as crianças e orientações de combate ao Aedes, entre outros serviços.

Ativismo em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu - A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, lançada neste domingo (25) em Foz do Iguaçu (Oeste), segue até o dia 10 de dezembro, com a realização de ações promovidas pelo município em parceria com órgãos de proteção e entidades sociais. Palestras, blitze educativas, rodas de conversa, curso de defesa pessoal e exposições fazem parte da programação, que termina na data em que se comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A programação nacional integra a campanha global da ONU (Organização das Nações Unidas) e acontece em mais de 150 países. Como parte das ações da campanha, na semana passada foi inaugurado o Espaço da Mulher, no Fórum de Justiça e criado pela Vara de Violência Doméstica de Foz. Antes desse espaço, o atendimento era realizado no balcão da Vara sem a privacidade que muitas vezes é necessária nesses casos. As mulheres agora podem ser atendidas exclusivamente por mulheres, com mais conforto e contar com um local de espera mais agradável especialmente para aquelas que vem acompanhas dos filhos.