Imagem ilustrativa da imagem Giro pelo Paraná
| Foto: Divulgação/Unioeste



Aluna surda defende dissertação na Unioeste
Foz do Iguaçu
- Katiuscia Wagner, 38, graduada em pedagogia e em letras/libras defendeu em Libras (Língua Brasileira de Sinais) sua dissertação de mestrado intitulada "Um olhar sobre as práticas de Ensino em Escolas de Surdos de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental", no dia 17 de agosto. Foi a primeira defesa de aluna surda no Programa de Mestrado em Ensino da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Dois intérpretes traduziram para o português não apenas a apresentação da candidata à banca e à plateia - que contou com outra estudante surda e profissionais do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação, em Atendimento às Pessoas com Surdez e da Associação de Pais e Amigos dos Surdos Foz do Iguaçu -, mas também toda a comunicação entre os membros da banca examinadora e a estudante durante a arguição sobre o trabalho. Além da observação em 2017 de como acontece o ensino de surdos em escolas bilíngues na região outras questões, a pesquisa de ela abordou temas como formação de professores e criação e adaptação de materiais para o ensino de surdos, que é bastante visual. Wagner afirmou estar muito feliz e que se esforçou muito durante o todo mestrado. "Por Katiuscia ter sido nossa primeira aluna surda no Mestrado, tivemos que ter intérpretes durante todas as disciplinas por ela cursadas, bem como a mudança de postura dos professores que tiveram que fazer adaptações em sua metodologia de aulas. Considero tenha sido também um grande aprendizado acerca da cultura surda", observou o professor orientador Clodis Boscarioli.

Mascote da reciclagem de Tamarana
Tamarana
- Um pneu que traz o planeta Terra dentro de si e carrega saquinhos de resíduos. Este é "Reciclo", personagem criado pelo estudante João Pedro Santos, do 5º ano da Escola Municipal Professora Iracema Torres Rochedo, que venceu o concurso realizado nas séries de nível fundamental da rede municipal para escolher a mascote da reciclagem de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). "Peguei o livro de ciências e fui pesquisar. Achei interessante desenhar um pneu com a Terra dentro", contou o garoto sobre como se inspirou para colocar "Reciclo" no papel. "Em casa, eu falo para meu pai e para minha mãe que é bom reciclar o lixo", acrescentou ele. Além de ver seu personagem estampar itens como o caminhão utilizado pela Cooretam (Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem de Tamarana), ele foi premiado com um tablet. O concurso integra o Projeto de Resíduos Sólidos, iniciativa executada por meio de parceria entre o Consórcio Caminhos do Tibagi - do qual a Prefeitura de Tamarana faz parte - e a Klabin.

Escolas de Cambé em campanha
Cambé
- As escolas municipais de Cambé (Região Metropolitana de Londrina estão divulgando a campanha "Recicle seu Óleo", realizada pela empresa Imcopa, em parceria com a Secretaria de Educação. O programa de reciclagem busca conscientizar sobre a destinação correta do óleo usado e os malefícios do descarte irregular ao meio ambiente. A empresa vai instalar um ponto de coleta na sua filial na PR-445 e realizar palestras nas escolas do município com informações sobre o descarte correto. Além disso, cada escola vai ter uma embalagem de recolhimento do óleo, que deverá ser levado em garrafa pet. Os alunos vão receber um filtro juntamente com um material explicativo que vai orientar como pode ser feito o armazenamento do óleo. 
Toda a renda do projeto será revertida para ações sociais. As doações nas escolas vão ser recolhidas pelo grupo Cáritas Arquidiocesana, que vai realizar a venda do produto e reverter o lucro para os bairros Ana Rosa e José Fávaro, que já vêm recebendo alguns serviços, como o programa de ensino da língua portuguesa à comunidade haitiana adulta presente no bairro.