Londrina sempre foi uma cidade empreendedora. Está na sua raiz. E, por si mesma, inovadora. Tem a seu favor a união das pessoas em prol do desenvolvimento, da competitividade e da visibilidade. E não se trata de uma retórica do passado em que o fazer coletivo foi capaz de edificar uma cidade altamente promissora a ponto de atrair os olhares do país e do mundo com tão pouca idade. São muitos os exemplos do presente que evidenciam a garra do londrinense em construir, inovar, realizar e empreender.

Os núcleos setoriais organizados com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina reúnem empresários de vários segmentos que atuam em mercados afins para, juntos, torná-los mais sustentáveis. Com o estímulo do Sebrae/PR, Arranjos Produtivos surgiram em torno de cadeias de negócios que somam competências para ganharem projeção, escala e competitividade.

O Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação é um excelente exemplo de como Londrina se reinventa. Hoje, a cidade é a que concentra o maior número de startups do Paraná, inserida em um amplo ecossistema de inovação. Mais recentemente surge o Arranjo Produtivo de Audiovisual, movimentando uma extensa cadeia produtiva que emerge da Economia Criativa, sem falar nos muitos eventos de entretenimento e negócios que evidenciam a capacidade do londrinense em empreender e inovar em conjunto.

Estas agremiações são fomentadas em um ambiente de empreendedorismo cívico que, com o aumento do capital social, cria condições para o desenvolvimento de projetos coletivos e ampliam a capacidade de produzir interações entre as pessoas, tornando os indivíduos mais competentes. Contudo, as potencialidades empreendedoras que são natas do londrinense carecem de direcionamentos que mostrem para todos o que estamos fazendo e para onde vamos. O que estamos construindo, o que seremos e como avançaremos.

Londrina precisa ter um Planejamento Estratégico. A cidade já está madura para entender seus ativos e traçar seus rumos em conjunto. Um planejamento para uma geração, projetado 40 anos à frente. Quando se desenvolve um planejamento pensado junto com a sociedade, olhando para a cidade que queremos que exista, já imbuída pelas práticas do fazer coletivo, constrói-se um rumo sustentável, independente das gestões políticas que se seguirão. O Planejamento Estratégico potencializará a característica empreendedora do londrinense e a força coletiva para edificar.

O Fórum Desenvolve Londrina, entidade pautada na construção de ambientes de empreendedorismo cívico, vem contribuindo com o estímulo à discussão convergente de ações projetadas para o futuro de Londrina. A entidade acredita tanto em propostas estudadas e planejadas que, desde a sua fundação, sugere a necessidade de Londrina ter um Planejamento Estratégico. Por meio de estudos anuais, o Fórum, formado por lideranças da cidade, aponta problemas e soluções em temáticas referenciais para o desenvolvimento local, rumo ao centenário de Londrina, em 2034.

Ter um Planejamento Estratégico se tornou uma demanda cada vez mais urgente, impulsionada pelos cenários das mudanças tecnológicas, da velocidade da comunicação e interação das pessoas e do surgimento dos novos mercados na chamada nova economia. É preciso pensar o futuro para termos o presente que queremos.

CLÁUDIA ROMARIZ é jornalista e presidente do Fórum Desenvolve Londrina

■ Os ar­ti­gos de­vem con­ter da­dos do au­tor e ter no má­xi­mo 3.800 ca­rac­te­res e no mí­ni­mo 1.500 ca­rac­te­res.
Os ar­ti­gos pu­bli­ca­dos não re­fle­tem ne­ces­sa­ria­men­te a opi­nião do jor­nal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br