Imagem ilustrativa da imagem CLAUDIO HUMBERTO



''Antes que ele seja demitido, é melhor que peça para sair''
Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sobre Carlos Lupi, ministro pego na mentira

Ameaça de fiasco leva o governo a culpar TCU
O governo se prepara para culpar o Tribunal de Contas da União pelo vexame anunciado na concessão dos aeroportos de Brasília, Campinas e Guarulhos para a iniciativa privada, com vistas a Copa das Confederações, em julho de 2013, e a Copa do Mundo de 2014. O problema é que o próprio governo demorou a definir o modelo e agora cobra celeridade no exame dos editais, mas o TCU não tem pressa, nem prazo. Estima-se que a definição sairá apenas em março de 2012.

Atraso decisivo
Pela praxe, o governo terá mais 45 dias para receber propostas e o leilão, antes previsto para 2011, deve ser feito em maio ou junho.

Puxadinho vem aí
Na melhor previsão, as obras de reformas dos aeroportos só começam no fim do segundo semestre de 2012. Se o TCU liberar o leilão.

Nem aí
O TCU não parece se impressionar com a pressão do governo e das companhias aéreas interessadas no leilão dos aeroportos.

Júri popular
Será hoje em Brasília o julgamento de dois policiais acusados em 2000 de assassinar o sindicalista Gildo da Silva Rocha, durante uma greve.

Bispo 'importa' índios para Raposa Serra do Sol
Em ação incentivada por um bispo Aldo Mogiano, índios de diversos países sul-americanos estão sendo levados para a reserva Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima, para fazer número e dar ideia de ''ocupação''. A região, grande produtora de arroz, foi transformada em nova fronteira de fome, desemprego e alcoolismo, depois que os agricultores foram expulsos por decisão do Supremo Tribunal Federal.

Esperteza antiga
Índios estrangeiros sempre foram levados a ocupar áreas reivindicadas para demarcação, mas eles eram arregimentados apenas na Guiana.

Bye, bye, Brasil
O tal bispo Mogiano criou no passado uma ''Aldeia da Demarcação''. Os índios importados se articulam em novas ''nações independentes''.

Vida boa
Protegidos pela Funai, índios estrangeiros usufruem de assistência de dentistas, médicos, remédios e até avião para emergências médicas.

BA: o novo corregedor...
Antes de assumir a corregedoria do TJ da Bahia, o desembargador Sinésio Cabral Filho decidirá se a disputa entre as famílias Odebrecht e Gradin continua no Estado ou vai para o Superior Tribunal de Justiça.

...e um dilema bilionário
Mantendo a disputa Odebrecht x Gradin na Bahia, o desembargador Sinésio Cabral Filho confirmará as decisões do plenário da corte. Se mandar o caso para o STJ, atenderá aos desejos da Odebrecht.

Vergonha
Panos, baldes e rodos no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, em razão das muitas goteiras, inauguraram uma nova modalidade no Campeonato Mundial de Patinação Artística: patinação com obstáculos.

Brasília 2016
Exatos 28 delegados decidirão nesta terça, em Bruxelas (Bélgica), a cidade que terá a Universíades 2016, o terceiro maior evento esportivo do planeta (só perde para as Olimpíadas e a Copa do Mundo). A China ajuda Brasília na disputa contra Taiwan, a ''província rebelde''.

Cada vez pior
A GOL agora oferece sauna à clientela: passageiros do voo 1336, que embarcaram em Congonhas (SP) para Brasília, nesta segunda, ficaram meia hora a bordo sem ar condicionado. Calor sufocante, insuportável.


Pensando bem...
...não é de hoje que Carlos Lupi dá trabalho ao erário: em seis anos, recebeu quase R$ 900 mil como assessor fantasma da Câmara.

PODER SEM PUDOR

Uísque do santo
Prefeito de São Simão (SP), Padre Plínio Toldo (PFL) agradava autoridades às quais pedia recursos. Certa vez, ao receber dele uma garrafa de uísque, um secretário paulista brincou: ''O sr. está querendo me comprar, padre?''
- Nada disso, meu filho - respondeu Toldo - Esse uísque é feito lá mesmo em São Simão. E eu vou lhe contar um segredo: se Jesus soubesse que a gente produz esse uísque, tinha feito a Santa Ceia lá na minha cidade.

Com Leandro Mazzini e Teresa Barros
www.claudiohumberto.com.br