''O Brasil está se recuperando de maneira equilibrada, natural.''

Ministro Antonio Palocci (Fazenda), negando novo acordo com o FMI, mas obedecendo à cartilha dos juros altos

PFL expulsará rebeldes

O PFL fechará questão dia 17 sobre a MP 232, responsável pelo aumento de impostos das empresas prestadoras de serviço. O partido será contra o crescimento da carga tributária. A fúria dos pefelistas é tanta que os caciques (muitos deles, empresários) estão determinados a expulsar da legenda os que se oporem à decisão da maioria. Quem votar com o Planalto, terá que mudar de bandeira na lapela.

Fala pouco que te escuto

O Regimento Interno da Câmara começa a ir para o espaço. Em reunião do colégio de líderes, o tempo de discurso dos candidatos a presidente foi reduzido de quinze para cinco minutos. Blindagem petista às críticas.

Com o regulamento

Se não tiver a certeza de que terá votos para eleger Greenhalgh (PT-SP), na segunda-feira, o Planalto mandará os líderes esvaziar a casa. A eleição só pode se houver 257 parlamentares no plenário.

A vida é uma roleta

O líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP), melhorou o nível dos estabelecimentos que frequenta: foi um dos felizes passageiros do navio Pacific, que se deslocou do Recife para Fernando Noronha, no carnaval. Vivia enfurnado no cassino.

É ele...

O governo discrimina mesmo a oposição. Na campanha contra obesidade, ninguém convidou a pessoa mais adequada para estimular a população: o magérrimo ex-vice Marco Maciel (PFL-PE), o popular ''Mapa do Chile''.

Dia do Fico

Em entrevista à TV Mirante, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que desistiu de se aposentar quando viu ''a situação'' do Maranhão, governado por José Reinaldo (PTB), ex-aliado. Vai deixar o Amapá e retornar ao Maranhão, num tudo ou nada em 2006.

Capitalização

O retorno de Sarney às origens é visto por gente próxima do ex-presidente da República e por adversários como primeiro reflexo da chegada da senadora Roseana Sarney (MA) à Esplanada. Ela faz em Brasília, ele lucra no Maranhão.

Sobrou para Lobão

Favorito até pouco tempo, Edison Lobão deverá ser derrotado por Efraim Morais (PB) na briga pela primeira-secretaria do Senado. O PFL, dono da vaga, não quer um aliado de Sarney (e do Planalto) como representante na mesa.


Fim da mordomia

De saída da mansão da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP) mandou lavar ternos e toalhas de mesa. Ontem pela manhã, assessores buscavam as peças numa lavanderia do Lago Sul. Pediram nota fiscal. Para o Erário pagar, claro.

Cadê?

Há mais de dois anos à frente do executivo paraense, o governador tucano Simão Jatene ainda não cumpriu a principal promessa de campanha: a construção de seis hospitais regionais no interior do Estado.

Tragédia revista

O Ministério Público da Itália vai reabrir o ''Caso Mattei'', em que uma criança e um rapaz foram queimados vivos por ''brigadistas'', em 1973. Quer investigar novas revelações de Achille Lollo, um dos terroristas, a um jornal italiano. O crime prescreveu. Lollo não é refugiado político no Brasil, onde vive há 32 anos. Garantiu à coluna que não poderá ser extraditado.

Romaria

A rede de TV ABC exibiu documentário ontem, sobre o místico ''João de Deus'', que afirma curar doentes terminais em Goiás. O âncora John QuiÀones entrevistou vários americanos à espera de cirurgias espirituais.

Old par

O príncipe Charles vai mesmo se casar com Camila Parker Davis, a feia, que não será rainha, mas princesa consorte. Ele, que já teve uma Diana e agora vai de Camila, mostra que se transformou em um príncipe sem sorte.

Homens afundando

O Dnit adverte: Cuidado, estrada na pista.

PODER SEM PUDOR

Sindicalismo ''redondo''

Cerca de 60 petistas - parlamentares e delegados partidários - tomaram o mesmo avião em Brasília, dias atrás, para o Encontro Nacional do PT, em Guarapari (ES). Na escala calorenta no Rio, clamando à aeromoça por cerveja a bordo, empossaram ''presidente da comissão de negociação'' o ex-presidente da CUT, Jair Meneguelli. Negativo. A aeromoça, disseram, parecia da Fiesp. Tentariam a autoridade máxima: o comandante. Minutos depois saíram rindo do cabine, com a explicação:
- A ala radical ameaçou votar contra a aposentadoria especial dos aeronautas.
____
Claudio Humberto, com Klecius Henrique e Teresa Barros
E-mail: [email protected]
www.claudiohumberto.com.br