''Não há o que justifique o risco-país em um patamar tão alto''
Henrique Meirelles, presidente do BC, revelando sua meta de 300 pontos para o risco-Brasil

Lula deixou um amigo na estrada
Lula queimou a língua, após afirmar que não deixa ''os companheiros na estrada'': ficou de fora do seu governo o professor de matemática Delúbio Soares de Castro, respeitado secretário de finanças do PT e honestíssimo tesoureiro da campanha presidencial. Delúbio achava que seria ministro do Trabalho, mas sonhava com a presidência do BNDES. Preparou-se para isso. Lula ofereceu-lhe ''qualquer diretoria'' de estatal. Magoado, declinou.

O clube da mentira
ACM mentiu ao ''Jornal Nacional'' no dia 15, segundo a Truster Brasil. O detector de mentiras israelense TiPi 6.40 mostrou alteração emocional, e sem sentimento de culpa. A Truster disponibiliza o seu trabalho aos envolvidos.

Tá tudo grampeado
Os outdoors da campanha de 2002, na Bahia, mostravam ACM com a legenda: ''Ninguém cala essa voz.'' Ele falou pouco, mas ouviu horrores.

Plebiscito sobre BC
A autonomia do Banco Central continua dividindo o PT, que, por essa razão, adiou a discussão do tema para o próximo semestre. Mas a ala radical não quer adiamento: quer arquivamento. A senadora Heloísa Helena está até coletando assinaturas para a convocação de um plebiscito sobre o assunto.

Genética palaciana
Pesquisadores da Embrapa descobriram que o vegetal exibido por Lula no Palácio Alvorada não é um mandacaru gigante. É apenas um pepino de quatro metros, cheios de espinhos, deixados por Fernando Henrique.

Norte excluído
O senador Duciomar Costa (PTB-PA) articula movimento de parlamentares nortistas para pressionar o governo a reparar uma grave omissão: não há representante da Amazônia no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. A área de transporte também não emplacou conselheiro algum.

Ladroagem paraguaia
Empresários brasileiros no Paraguai decidiram esperar o atual presidente (aquele que foi acusado até de usar carro roubado no Brasil) sair para retomar seus negócios naquele país. Estão espantados com a corrupção oficial: para vender bens e serviços ao governo paraguaio, os ladrões não exigem a universal comissão de 20%, mas, sim, de espantosos 80%!

Risco Lídio
Setores do mercado segurador fizeram um alerta ao Palácio do Planalto sobre o risco da eventual nomeação de Lídio Duarte para a presidência do Instituto de Resseguros do Brasil. Funcionário de carreira do IRB e bem articulado com o PSDB e empreiteiros, Duarte é acusado de conceder limites de seguro muito generosos. Ele agora conta com o respaldo do PTB.

Lula e FhC
João Carlos Guimarães, leitor de Paragominas (PA), põe o dedo na ferida:
- Já estou quase convencido de que FHC passou para Lula não uma faixa presidencial, mas uma procuração.

Bajulação à portuguesa
O primeiro-ministro português Durão Barroso quer arrebatar do inglês Tony Blair o título de ''cachorrinho poodle de George Bush'': sem meias palavras, ele declarou que se tiver de escolher entre a União Européia e os EUA, na questão iraquiana, o seu governo ficará sempre ao lado dos americanos.

Lula, o marqueteiro
O ex-deputado baiano Domingos Leonelli, que sempre militou na esquerda, tem uma frase que define o ''excesso de marketing'' do governo Lula:
- Se você lhe dá um altar, ele o transforma em gôndola de supermercado.
Leonelli acha que a culpa não é de Duda Mendonça, mas do seu ''cliente''.

Sem picuinha
O deputado Gilberto Silva (PSB-RJ) vai cobrar do líder do partido, Eduardo Campos (PE), a parceria histórica com o PT, celebrada logo após o primeiro turno da eleição presidencial. Todos apoiavam Lula, apesar dos problemas entre Garotinho e a então governadora Benedita da Silva.

A boquinha dos condomínios
Está com o ministro Jacques Wagner (Trabalho) denúncia que pode render novo escândalo de fiscais, desta vez na DRT do Rio. Envolve condomínios na Tijuca, Zona Norte, que se livram misteriosamente de multas trabalhistas.

Nomeações
O ministro Luiz Fernando Furlan vai anunciar esta semana os nomes de seus secretários. Até agora, o ministro dispõe apenas dos secretários Executivo e de Tecnologia Industrial. As demais secretarias estão sendo ocupadas interinamente por técnicos do ministério.

Graziano e os retirantes
Por mais que tente se explicar, o ministro José Graziano não consegue o perdão dos nordestinos, ofendidos com sua frase associando a criminalidade do Sudeste aos migrantes. Os mais radicais chegam a propor, para o ministro, o castigo mais sugestivo: experimentar o pau-de-arara.

Desagravo
O PSB realiza hoje no Hotel Glória um ato de desagravo à governadora do Rio, Rosinha Matheus, pelas agressões que sofreu há uma semana.

Sedex zero
Funcionários dos Correios comemoram a nomeação do novo diretor-regional e ex-sindicalista Cipriano Braz Filho. Um leitor também quer celebrar quando chegar a Dublin (Irlanda) o Sedex enviado no dia 4, do Rio. Está em local desconhecido da Itália. No 0800 570100 da ECT, mandaram aguardar o resultado da reclamação 405249.

PODER SEM PUDOR

Relações impróprias

O presidente nacional do PT, José Genoino, é um político bem-humorado, sempre disposto a encontrar motivos de riso até em assuntos mais delicados. Quando o mundo se escandalizava com o romance do presidente americano com a estagiária Mônica Lewinski, e Bill Clinton admitia que manteve com ela ''relações impróprias'', Genoino saiu-se com esta:
- Hillary (Clinton) deve ter lá também as suas relações impróprias, do contrário não conseguiria manter aquele sorriso no rosto...

Colaborou: Teresa Barros
E-mail: [email protected]
www.claudiohumberto.com.br