“Nem o caixeiro-viajante mais alucinado precisa viajar tanto assim”

José Roberto Guzzo, jornalista, e as 229 viagens de Rodrigo Maia nas asas da FAB

Servidores fizeram 2.470 viagens por dia, este ano

O serviço público brasileiro garante faturamento e lucros de empresas de transporte de passageiros com 812.762 viagens de funcionários supostamente a serviço, só em 2019. São 2.470 deslocamentos oficiais por dia, com gastos de passagens e diárias. Na prática, é como se o governo garantisse lotação máxima de mais de 15 Airbus 320, todo santo dia, só com servidores públicos civis, militares e “colaboradores”.

Viajantes frequentes

Os voos entre Brasília e Rio de Janeiro são os mais frequentes. Foram 54.382 viagens contra 42.636 entre a Capital e São Paulo, em segundo

Mi Buenos Aires querido

Desde janeiro, foram exatas 18.037 viagens internacionais, e o destino preferido é Buenos Aires, capital do tango: 1.421 visitas de servidores.

Bolsonaro x Temer

Única boa notícia: o número de viagens já caiu 12,4% em relação a 2018, quando foram realizadas 997.410 viagens oficiais a serviço.

Com Dilma era pior

O ano de 2014, na reeleição de Dilma, foi o único a ultrapassar a marca de 1 milhão de viagens “a serviço”: em média, 3.059 por dia.

Alinhamento de Alcolumbre a Maia irrita senadores

São cada vez mais frequentes as críticas de senadores ao alinhamento do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A reação se intensificou após decisões de Alcolumbre para protelar a votação das propostas que estabelecem a regra de prisão após condenação em segunda instância. Obediente a Maia, o presidente do Senado adiou a votação da proposta para 2020. Não há memória de presidente do Senado tão dócil em relação ao da Câmara.

É um vexame

A atitude constrangedora de Alcolumbre gera críticas de senadores como Alessandro Vieira (SE), Lasier Martins (RS) e Otto Alencar (BA).

Acordo conveniente

Alcolumbre provocou ontem expressões de indignação ao afirmar que o tema só seria votado após “construirmos um acordo com a Câmara”.

Ordem é confundir

Maia teria instruído seus prepostos na comissão especial para retardar a votação da proposta, como incluir na PEC os vários ramos da Justiça.

Abuso de poder

Será entre os dias 16 e 21 o evento que pretextou a viagem do ministro flamenguista Benjamin Zymler, do TCU, à região onde o Flamengo disputará o “mundial”. Mas ele viajou domingo (9) e chegou à região às vésperas do início do torneio. Faturou 12 diárias, até voltar no dia 22.

Vice confirmado

O presidente Bolsonaro não perdeu a piada, apesar da notícia preocupante dos exames que faz para detectar possível câncer de pele: “Por enquanto, o Mourão continua vice”.

Que vergonha

Alagoanos assistiram, sem surpresa, a prisão da filha e do genro do ex-ministro de FHC Luciano Barbosa, vice de Renan Filho, no esquema de corrupção estimado em R$30 milhões, na compra de órteses e próteses para a Secretaria de Saúde da pobre Alagoas.

Garotão sabe se mexer

Impressiona a desenvoltura de Beto Pereira (MS), eleito líder do PSDB na Câmara com menos de um ano de mandato. Aproximou-se de Aécio Neves a João Doria, até Alexandre Frota. Venceu a disputa por 16x1.

Marinha mandou bem

O Navio Polar Almirante Maximiano, da Marinha do Brasil, foi que localizou e recolheu itens pessoais e destroços do avião Hércules C-130, do Chile, desaparecido desde a madrugada de terça-feira (10).

O bom Rubem

O Senado aprovou ontem a indicação do diplomata Rubem Barbosa como novo embaixador em Nursultan (Cazaquistão). Foi embaixador brasileiro na Indonésia, Austrália e também cônsul em Los Angeles.

Tropa de choque

Trabalham sempre juntos o autor e relator da PEC que pretendia ressuscitar o indecoroso imposto sindical: Marcelo Ramos (PL-AM) e Fábio Trad (PSD-MS) são presidente e relator da comissão da PEC da prisão após 2ª instância, na Câmara. Sob a promessa de pés no freio.

Causa própria

A CCJ do Senado aprovou projeto de Efraim Filho (DEM), relatado por Veneziano do Rêgo (MDB), ambos da Paraíba, que permite dispensar licitação para contratar advogado e contador. Ambos são advogados.

Pensando bem...

...quem diria que, livre, Lula seria tão desinteressante.

PODER SEM PUDOR

Inimigos são referências

Imagem ilustrativa da imagem Servidores fizeram 2.470 viagens por dia, este ano
| Foto: Charge

Eleito senador, Tristão da Cunha (avô do deputado Aécio Neves) foi procurado pelo baiano Luiz Viana Filho para apoiar um candidato dele a um cargo na Mesa Diretora. Tristão concordou imediatamente, prometendo votar no indicado. Luiz Viana Filho se animou: “Vou apresentar um ao outro, para que você o conheça melhor.” Tristão descartou: “Não precisa, eu já conheço os inimigos dele...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br