Londrina conta agora com aproximadamente 2.500 vagas de Zona Azul
Londrina conta agora com aproximadamente 2.500 vagas de Zona Azul | Foto: Ricardo Chicarelli



O serviço de Zona Azul (estacionamento rotativo) foi ampliado em Londrina, na avenida JK, entre a rua Pernambuco e a avenida Rio de Janeiro. São 80 vagas que ocupam toda a lateral do Cemitério São Pedro e que são geridas pela Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina). Com essa ampliação, a cidade passa a ter cerca de 2.500 vagas, distribuídas principalmente no quadrilátero central.

Nem todos concordam com a abertura de mais vagas, que começaram a funcionar nesta segunda-feira (13). Wilson Ribeiro é motorista de van e tem isenção da taxa de R$ 1,70 que é aplicada por hora. Porém, acredita que a ampliação é desnecessária. "Está ficando pouco espaço para estacionar, muitas pessoas ficam rodando, procurando estacionamento e não está tendo mais", justifica.

Segundo informações da Epesmel, a intenção na JK é exatamente para possibilitar mais vagas rotativas, já que órgãos públicos funcionam na via, como a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e a Acesf. Em estudos realizados pela própria CMTU e pelo Ippul (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Londrina), foram identificados diversos veículos que ficavam estacionados durante o dia todo no local.

"Eu concordo com a ampliação em lugares como o centro comercial, onde muitos param os carros e tomam as vagas de quem precisa. Mas eu acho que em locais que tem atendimento público não pode ter", afirma Antonio Tiossi, morador de Cambé (Região Metropolitana de Londrina).

O gerente administrativo da Epesmel, Wellington Marcatti, afirma que a medida na JK foi pontual e que não há nenhum projeto de extensão para os próximos dois anos na cidade. Sobre o uso do dinheiro arrecadado, questionado por muitos motoristas, ele explica que os recursos são destinados a despesas fixas, além de um montante que vai para o município e para projetos sociais mantidos pela Epesmel. "Boa parte deste dinheiro vai para alguns projetos sociais, como o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o de Pré-Qualificação Profissional, todos com o intuito de incluir socialmente e proteger crianças e adolescentes."