O curso de Nutrição da UEL (Universidade Estadual de Londrina) comemora a formatura da sua primeira turma no dia 18 de julho. Trata-se do curso da área da saúde mais novo da instituição, criado em 2019 e que iniciou as atividades em março de 2020, com 40 estudantes matriculados, e duas professoras nutricionistas, Clisia Mara Carreira e Flávia Troncon Rosa, vice-coordenadora eleita em 2021.

A professora Clisia Mara Carreira, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, está na coordenação do curso desde sua criação. “No ano de 2007, os médicos do Departamento de Clínica Médica, Isaías Dichi e Jane Bandeira Dichi, me fizeram o convite para pensar na construção de um curso de Nutrição, pelo fato de eu ser a única docente da área naquela época. A parceria com outros departamentos, setores da UEL, e a autorização para início das atividades dada pelo Governo do Estado em 2018, levou ao começo da trajetória do curso de Nutrição na UEL”, relembra.

DESAFIOS

“Foram muitos os desafios enfrentados durante esses quatro anos, passamos pela pandemia de Covid-19, tivemos que nos adaptar ao ensino remoto e ao distanciamento social. No início estávamos com um número insuficiente de docentes da área, passamos por duas adequações curriculares, e não tínhamos um laboratório específico para as aulas práticas de Nutrição. Mas todos os desafios foram superados e não impediram que Nutrição se destacasse na UEL e ofertasse um curso de excelência para os ingressantes”, relata Carreira.

Um dos pontos fortes do curso são os estágios desenvolvidos no Hospital Universitário. que contribui para a qualidade na formação dos futuros nutricionistas. “O convívio diário com os pacientes e acompanhantes tem sido uma experiência acima das expectativas. O curso atende diferentes níveis de complexidade dentro do HU, fornecendo uma base profissional aos estudantes e um serviço de qualidade para a comunidade”, afirma Carreira.

E o tão sonhado Laboratório de Nutrição teve sua obra finalizada este ano. As atividades práticas ofertadas para as 2ª e 3ª séries são a oportunidade para os alunos aperfeiçoarem seus conhecimentos adquiridos em sala de aula.

(Com informações da Comunicação do HU-UEL)