A UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou no final da tarde desta quarta-feira (7) a lista dos aprovados na primeira fase do Vestibular 2019. A publicação do edital de resultado e a convocação dos candidatos que farão as provas da segunda fase estão disponíveis no site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) - www.cops.uel.br. As provas da segunda fase acontecem em 2 e 3 de dezembro e os vestibulandos que concorrem a uma vaga nos cursos de arquitetura, artes visuais, design gráfico ou design de moda farão também a prova de habilidades específicas, no dia 4 de dezembro.

Dos 20.135 candidatos inscritos, 1.509 não fizeram a prova de conhecimentos gerais da primeira fase do concurso
Dos 20.135 candidatos inscritos, 1.509 não fizeram a prova de conhecimentos gerais da primeira fase do concurso | Foto: Saulo Ohara 21-10-2018



Dos 20.135 candidatos inscritos, 1.509 não fizeram a prova de conhecimentos gerais da primeira fase do concurso, com 60 questões objetivas. No primeiro dia de prova da segunda fase, em 2 de dezembro, serão aplicadas as provas de português, literatura, língua estrangeira e redação. No dia 3, os candidatos deverão responder às 12 questões discursivas referentes a três disciplinas, conforme o curso escolhido: artes, biologia, espanhol, filosofia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa/literaturas em língua portuguesa, matemática, química e sociologia.

Segundo a coordenadora da Cops, Sandra Garcia, a nota de corte deve subir em torno de quatro pontos neste ano em relação ao ano passado, aumentando o grau de dificuldade. "Tivemos mais acertos neste ano, então a nota de corte subiu um pouquinho. Para a segunda fase, os candidatos devem se preparar ainda mais porque as provas são muito mais específicas", orientou a coordenadora.

REDAÇÃO
Eliminatória e classificatória, a prova de redação é uma das mais temidas pelos candidatos e será aplicada no primeiro dia da segunda fase do concurso. "Eu não sei qual é o tema da redação, mas posso adiantar que a gente teve bastante cuidado na elaboração das provas, que estão mais explicativas, facilitando a compreensão do aluno. E a redação vai pelo mesmo caminho. Os temas são atuais e os candidatos vão ter condições de realizar uma boa prova", disse a coordenadora da Cops.

Professora de redação e interpretação do Colégio Maxi, em Londrina, Lolyane Guerreiro lembra que um bom desempenho na redação depende de prática e orienta os candidatos a se manterem atualizados, com a leitura de jornais e revistas variados, e comparar as informações entre os veículos de comunicação para que tenha um bom repertório na hora de discorrer sobre os temas da redação. "A UEL trabalha com comandos de duas, três ou até quatro redações, embora até hoje tenham sido até três comandos. Os gêneros são variados. O aluno deve fazer bastante leitura nos próximos dias e, na hora da prova, analisar os comandos e refletir. Não pode fazer o rascunho logo no primeiro momento. E a forma da escrita deve ser simples e correta", orienta a professora. "E depois de escrever os textos, leia de novo o enunciado para ver se foi cumprido. Se não entender o enunciado, a probabilidade de fugir ao tema é enorme."

Guerreiro destaca ainda a importância do preparo da inteligência emocional. "Às vezes, a ansiedade atrapalha muito. Não tem como evitar o nervosismo, mas se o aluno estiver preparado, vai conseguir deixar a emoção de lado e trabalhar a razão para poder pôr em prática o que realmente estudou."

"Para os cursos de maior concorrência, a redação é decisiva e faz toda a diferença", destaca a professora de redação e gramática do Curso Prime Pré-Vestibular, Márcia Chiréia. "Os alunos se preparam muito para as questões específicas e, em linhas gerais, a maioria vai bem. Nem sempre valorizam a língua estrangeira, português e literatura, mas na soma final, eles precisam ter uma nota maior."

Fazer as provas dos vestibulares anteriores da UEL e passar para que alguém corrija e aponte o que deve ser melhorado é uma das orientações de Chiréia aos alunos que estarão na segunda fase do concurso. Resolver as questões dos vestibulares da UFPR (Universidade Federal do Paraná) também ajuda, segundo a professora. "A linha de cobrança na redação da UEL é um pouco parecida com a Federal e vale como treino. É super importante também que os alunos treinem a elaboração de questões abertas, que também não deixam de ser uma redação e não basta saber a informação, é preciso formular o pensamento com clareza."

Na dúvida entre o que priorizar, Chiréia apostaria na resposta interpretativa, na resposta argumentativa e no artigo de opinião. "É importante também olhar a expectativa de resposta dos anos anteriores. Sempre tem no site da UEL a resposta esperada. Agora é a hora de se debruçar sobre os estudos e não pode perder tempo", observa. Dormir bem e ter uma rotina disciplinada também influenciam no desempenho, disse a professora.

CARTÃO DE INSCRIÇÃO
As provas da segunda fase acontecem das 14 às 18 h e os vestibulandos devem ficar atentos ao Cartão de Inscrição, que estará disponível a partir do dia 22 de novembro, no site da Cops. O cartão contém a especificação do local e horários das provas. "No cartão sai o número de concorrentes e a nota de corte", explicou Garcia. Para ter acesso ao cartão, que deve ser impresso e apresentado no dia da prova, o candidato deve ter o número de inscrição no concurso e o CPF. Além do Cartão de Inscrição, no dia da prova os vestibulandos devem apresentar também um documento de identificação com foto, o original e a cópia. A lista dos aprovados na segunda fase será divulgada no dia 18 de janeiro.

A UEL oferta 2.521 vagas em 53 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

CONFIRA A LISTA