Funcionários e clientes de um shopping da zona sul de Londrina viveram momentos de tensão na manhã desta quinta-feira (22), cerca de meia hora depois da abertura. Um casal estava comendo na praça de alimentação no momento em que foi surpreendido por um homem armado. Ele chegou e disparou diversas vezes contra os dois, fugindo na sequência.

O homem foi socorrido, mas morreu no shopping. A mulher sobreviveu e foi encaminhada, fora de risco, para a Santa Casa depois se ser atendida pelas equipes do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). “Foram quatro disparos contra o homem que morreu. A vítima feminina foi um disparo, que entrou pelo pescoço e saiu pelas costas”, relatou o aspirante Cristian Dalmaso, do Corpo de Bombeiros. A mulher permanecia internada até o início da noite. De acordo com a assessoria do hospital, a situação dela é estável.

Clientes e trabalhadores se trancaram nas lojas e nos banheiros em meio ao corre-corre. O estabelecimento ficou completamente fechado por cerca de uma hora. Por volta das 11h30, apenas a entrada onde aconteceu o assassinato seguia bloqueada para o trabalho da perícia.

Polícia Militar isolou local do crime
Polícia Militar isolou local do crime | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

O homem que morreu foi identificado no IML (Instituto Médico Legal) como Marcos Vinicius Roque, 33, de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina). No final da tarde, o corpo foi reconhecido pela família e liberado. O sepultamento acontecerá em Rolândia.

“As imagens dão conta que o indivíduo já entrou com planejamento de promover a execução. Ele entra, vai direto no casal e faz disparos. Não se trata de tentativa de latrocínio, roubo e nem passional. Seria uma pessoa que veio se vingar desse casal”, destacou o tenente-coronel Nelson Villa, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar.

O Chevrolet Vectra que teria sido utilizado pelo atirador foi encontrado abandonado na rua Pedro Bordin, perto do prédio onde funcionava uma faculdade particular e nas proximidades do shopping. O veículo passou por perícia. A PM não divulgou mais detalhes, mas afirmou que já tem o nome do possível criminoso.

INVESTIGAÇÃO

A equipe da Polícia Civil também encontrou o carro da vítima estacionado no piso 1 do estacionamento do Shopping Catuaí. "O veículo da vítima era um Chevrolet Ônix, que será verificado se é objeto de furto ou não. Uma arma de fogo calibre 380 e a carteira da esposa da vítima, com dinheiro e documentos pessoais foram localizados no veículo. Nós ainda vamos checar pela numeração da arma se ela tem procedência, se tem registro. Isso será objeto de apuração. Nós seguimos nas diligências para localizar o suspeito", detalhou o delegado Ernandes César Alves, interino da Delegacia de Homicídios. Sobre o Vectra, até esta tarde não havia a confirmação se o carro havia sido roubado.

O delegado Ernandes César Alves e sua equipe seguem a  linha de investigação de que seria uma briga entre traficantes.
O delegado Ernandes César Alves e sua equipe seguem a linha de investigação de que seria uma briga entre traficantes. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

"A motivação ainda está sendo apurada. Temos informações que apontam para algum suspeito, mas ainda nada confirmado. Caso ele não seja localizado hoje (quinta), em breve será localizado. Todas as imagens que verificamos no shopping foram registradas e recolhidas e estão sendo analisadas", explicou.

PASSAGEM PELA POLÍCIA

Segundo ele, há a suspeita de que a motivação seja uma briga de facções criminosas envolvidas com o tráfico de drogas, já que a vítima tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. "A investigação ainda segue em sigilo, inclusive algumas diligências, mas a linha que nós seguimos é de que é uma briga entre traficantes. Esses detalhes ainda serão apurados no decorrer da investigação. Tem muita coisa ainda para ser lapidada."

Ele ressaltou que está levantando todas as informações possíveis para chegar à autoria. "Vamos verificar se houve mandante, quem são os integrantes das quadrilhas rivais. As investigações seguem visando elucidar o fato", reforçou. Ele destacou que será apurado se o suspeito fugiu a pé após abandonar o veículo ou se havia outra pessoa esperando em outro veículo.

Por meio de nota, o shopping Catuaí informou “que se solidariza com a família da vítima e que está colaborando com as autoridades e investigações.” (Colaborou Vítor Ogawa)

LEIA TAMBÉM: Casal morre em acidente em frente ao Shopping Catuaí

Veículo da vítima que foi recolhido pela Polícia Civil,
Veículo da vítima que foi recolhido pela Polícia Civil, | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

Atualizada às 18h02

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1