A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) de Londrina distribuirá seis toneladas de ração para cães e 750 kg para gatos para protetores e famílias em situação de vulnerabilidade social que cuidem de animais. Conduzida pela Diretoria de Bem-Estar Animal), a ação começa nesta terça-feira (15) e será realizada diariamente, das 9h às 17h, em formato drive-thru, no estacionamento do Parque Arthur Thomas (rua da Natureza, 155, Jardim Piza). Serão atendidos cerca de 20 beneficiários por dia, cadastrados no Banco de Ração, para quem a Sema telefonará previamente, avisando sobre as datas e horários agendados para a retirada da ração.

Imagem ilustrativa da imagem Protetores de animais e famílias carentes  de Londrina recebem ração da Sema
| Foto: Vivian Honorato/N;Com - Arquivo

De acordo com a diretora de Bem-Estar Animal, Graziella Damante, as atividades contemplarão, prioritariamente, os protetores e famílias que ainda não receberam ração neste ano. “Vamos destinar, no mínimo, 25 kg de ração para cada beneficiário. A quantidade que vai ser entregue dependerá do número de animais que cada pessoa cuida, e foi estabelecida pelos nossos veterinários, por meio de cálculos”, disse.

Após a finalização do estoque atual de ração, de 6,75 toneladas, a Sema iniciará a distribuição de um novo lote, adquirido através de uma licitação que deverá ser concluída em setembro. Com isso, a pasta pretende manter um ritmo constante de compras e doações aos beneficiários do Banco de Ração.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, salientou que a doação de ração é uma ação ainda mais importante durante o período da pandemia de Covid-19. “Nesse período difícil, em que as limitações financeiras de muitas pessoas foram agravadas, acreditamos que a doação dessa ração irá contribuir muito para que essas famílias e protetores consigam cuidar melhor dos seus animais."

LEIA TAMBÉM:

- Como deve ser feito o resgate de um animal abandonado?

- Sema tem formulário on-line para denunciar maus-tratos a animais

- Glaucoma e catarata, doenças que podem afetar cães e gatos

LEVANTAMENTO

Aproximadamente 260 famílias estão inscritas no Banco de Ração da Prefeitura, além de duas ONGs e 286 protetores independentes da causa animal. No ano passado, a Sema realizou o recadastramento e atualização dos dados de todos os beneficiários, com o objetivo de averiguar possíveis mudanças em informações como telefones, endereços e quantidade de animais mantidos.

Para participar do programa Banco de Ração, é necessário preencher os formulários disponíveis na página da iniciativa, no Portal da Prefeitura. Após receber os cadastros dos beneficiários, as equipes da DBEA visitam os protetores, para conferir o número de animais atendidos e as condições em que se encontram. Em relação às famílias em situação de vulnerabilidade social, os técnicos do órgão verificam os seus Números de Identificação Social, para confirmar que estão inscritas nos Centros de Referência em Assistência Social.

Entre 2020 e 2021, o Banco de Ração distribuiu mais de 12 toneladas de ração. Além de gêneros alimentícios, o programa municipal também é apto a receber doações de utensílios para animais, como roupas, caixas de transporte, casinhas e demais materiais, destinados às ONGs, protetores e famílias cadastradas. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1