Matéria sobre projeto de lei que altera condição do bosque de reserva permanente para praça para facilitar manutenção - FT: Marcos Zanutto - Folha de Londrina - 02/09/2019
Matéria sobre projeto de lei que altera condição do bosque de reserva permanente para praça para facilitar manutenção - FT: Marcos Zanutto - Folha de Londrina - 02/09/2019 | Foto: MARCOS ZANUTTO

Uma construtora de Pedrinhas Paulista, no interior de São Paulo, foi a única a apresentar uma proposta para a revitalização do Bosque Central de Londrina “Marechal Cândido Rondon”. A abertura do envelope aconteceu na manhã desta quarta-feira (13). Segundo a Diretoria de Licitações da Prefeitura Municipal, a proposta feita pela San Pio Construtora foi no valor de R$ 2. 519.888,36. A licitação é na modalidade Tomada de Preços e estabelecia um preço máximo de R$ 2.545.328,55.

Com a proposta em mãos, uma equipe técnica da Secretaria de Obras e Pavimentação fará a análise de todos os itens e nos próximos dias o resultado de classificação será publicado oficialmente no site da Prefeitura.

Por ter sido uma proposta única, o prazo de cinco dias úteis para recurso é suspenso e o próximo passo será a abertura dos envelopes de habilitação. Nessa etapa, a empresa interessada apresenta todos os atestados e documentos que serão novamente avaliados pela Secretaria de Obras e Pavimentação para então, apresentá-la como vencedora do certame.

De acordo com o setor de Licitações, todo esse processo durará cerca de 20 dias e a expectativa para assinatura da ordem de serviço ficará para meados de fevereiro.

PROJETO

Imagem ilustrativa da imagem Empresa de SP apresenta proposta para revitalizar Bosque de Londrina
| Foto: Divulgação/Ippul

O projeto de revitalização do Bosque Central foi desenvolvido pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) e prevê aumento da iluminação central e nos caminhos, instalação de placas informativas, elevação dos cruzamentos da rua Piauí com avenida Rio de Janeiro e São Paulo para garantir a preferência dos pedestres, reforma da quadra poliesportiva, instalação de equipamentos para lazer e atividade física e uma mini praça.

A licitação do Bosque Central já havia ocorrido em novembro, mas foi deserta. O mesmo aconteceu com o processo para recape da rua da Canoagem. De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, “os projetos foram avaliados, assim como os orçamentos, e concluímos que esses editais foram prejudicados por terem sido lançados em um período de recesso, que é o final do ano. Optamos por republicá-los sem alterações, dando nova oportunidade para que os interessados compareçam e concorram.”

Imagem ilustrativa da imagem Empresa de SP apresenta proposta para revitalizar Bosque de Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

CARTÃO DE VISITAS

A Construtora San Pio pretende fazer do projeto de revitalização do Bosque Central um grande "cartão de visitas". A empresa sabe da importância da obra para a população e almeja, com isso, abrir o mercado no Norte do Paraná. “A San Pio vai se empenhar ao máximo nesse projeto porque queremos deixar um legado para a cidade e esperamos que a partir dessa obra, outras possam surgir. Essa é o nosso cartão de visitas”, comenta o diretor de obras da construtora, Sérgio Francisco Silva.

Atualmente, a empresa executa obras no Noroeste do Paraná e no estado de São Paulo, desde empreendimentos residenciais próprios até obras corporativas e públicas. “Em 2020 tentamos outras licitações em Londrina, justamente pensando em atuar nesse mercado. O Norte do Paraná é uma região muito promissora, especialmente em Londrina, Maringá e Apucarana”, afirma.