O Sebrae e o Codinorp (Consórcio Municipal de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná) assinaram convênio para trabalhar a Educação Empreendedora em 11 municípios do Vale do Paranapanema. A formalização da parceria foi realizada na sede da Prefeitura de Prado Ferreira, no Norte do Estado. A expectativa é levar a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do Sebrae-PR, a cerca de quatro mil alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental das cidades de Jaguapitã, Guaraci, Centenário do Sul, Lupionópolis, Cafeara, Porecatu, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis, Miraselva e Prado Ferreira, a partir de 2019.

Segundo a consultora do Sebrae, Alessandra de Almeida, em fevereiro será iniciada a formação com os professores das escolas. "Em março, as crianças começarão a ter contato com o conteúdo, que visa levar lições de empreendedorismo e desenvolver características de comportamento empreendedor", afirma. Para ela, a iniciativa contribuirá com o projeto do Codinorp, que reuniu os municípios para realizarem ações coletivas que visem desenvolver a região do Vale do Paranapanema.

De acordo com o secretário regional de Educação do Codinorp, Amauri Monge Fernandes, a metodologia do JEPP atende as novas competências de educação e ajudará as crianças a se prepararem melhor para o futuro. "Estamos preparando crianças para o século 21 e a educação empreendedora vai completar o currículo da região para a formação sócio emocional dos nossos alunos", argumenta. Ele explica que o Codinorp é um consórcio voltado para a educação e inovação. A ideia, que partiu do deputado federal Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, é que os municípios participantes atuem no desenvolvimento regional de forma coordenada. O presidente do Codinorp e prefeito de Prado Ferreira, Silvio Antonio Damaceno, diz que o JEPP é um projeto inovador, que tem sido acompanhado pelo Ministério da Educação .


Por meio de atividades lúdicas, o JEPP desperta o empreendedorismo, sustentabilidade, trabalho em equipe e a colaboração entre alunos do Ensino Fundamental. A proposta pedagógica trabalha com oficinas temáticas, cujos temas variam de acordo com a faixa etária das crianças, e a conclusão do curso se dá com uma feirinha, em que os alunos têm a oportunidade de apresentar aos pais e à comunidade em que estão inseridos os produtos que criaram com a supervisão dos professores.