Educadores de Apucarana aprendem a integrar as novas tecnologias às salas de aula
Educadores de Apucarana aprendem a integrar as novas tecnologias às salas de aula | Foto: Prefeitura de Apucarana/Divulgação



Apucarana - Os coordenadores das escolas municipais de Apucarana (Centro-Norte) participam de uma capacitação para integrar as novas tecnologias às salas de aulas. O curso Hands-on-Tech, que começou na segunda-feira (20), é resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Educação e o campus avançado de Jandaia do Sul da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, explica que docentes e estudantes de licenciatura da computação e de ciências exatas são os responsáveis pelo treinamento. "Eles vão ensinar os nossos coordenadores a desenvolver atividades pedagógicas que aliam os conteúdos curriculares ao uso das mídias digitais. Posteriormente, as sequências didáticas serão postadas nos sites handstec.org e plataformaintegrada.mec.gov.br, onde ficarão disponíveis para todos os professores," afirma.

Eliana Bandeira da Silva, da Escola Fernando José Acosta, é uma das 45 coordenadoras que participam da formação. "As atividades que nós vamos desenvolver ao longo do curso serão muito úteis para os professores, tanto para aqueles que enfrentam dificuldades no uso das mídias digitais como para os jovens e antenados que estão ansiosos por incorporar as novas tecnologias às suas aulas", disse ela, que trabalha há 23 anos na rede municipal de ensino.

"As novas tecnologias são excelentes aliadas do processo de ensino-aprendizagem. O curso vai nos ensinar a fazer o melhor proveito delas. Assim, as aulas ficarão mais atrativas e o conteúdo mais interessante para os alunos," acrescenta Andresa Cazangi Maia, coordenadora da Escola Professora Marta Pereira da Silva.

Os dois primeiros encontros presenciais do Hands-on-Tech foram realizados, na segunda (20) e na terça-feira (21), no polo apucaranense da UAB (Universidade Aberta do Brasil). A secretária garante que os investimentos em tecnologia devem continuar. "O próximo passo será equipar todas as escolas da nossa rede com lousas digitais. Os equipamentos já foram licitados," adianta.

Em julho desse ano, a administração municipal investiu R$ 3,3 milhões para adquirir equipamentos eletrônicos. As 36 escolas receberam juntas 1.770 netbooks, enquanto as 23 creches foram beneficiadas com 800 tablets. Todos os aparelhos estão ligados à internet. As informações são da prefeitura municipal. "Nós entendemos que o ensino precisa acompanhar a evolução da sociedade e a geração que está sentada hoje nos bancos escolares já nasceu conectada", observou o prefeito Beto Preto.