Imagem ilustrativa da imagem CMTU terá novos radares fixos e temporários em Londrina; entenda
| Foto: Gustavo Carneiro



A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vai instalar mais quatro radares fixos em Londrina e cinco temporários. Conforme o diretor de trânsito da CMTU, Pedro Ramos, a cidade tem 18 radares fixos funcionando e tem direito a ampliação de 25%, ou seja, mais quatro aparelhos. No entanto, essa ampliação funcionará como se fosse 50%, segundo Ramos.

"Existem cinco pontos na cidade que estão atingindo seus objetivos com os radares, ou seja, a CMTU registrou redução no número de acidentes e infrações nesses locais. Pensando nisso, para que os equipamentos sejam melhor utilizados, faremos um rodízio em pontos pela cidade. Serão quatro aparelhos novos que atenderão nove pontos no total", explica o diretor de trânsito.

Os novos radares fixos ficarão nos seguintes locais:

- Avenida Saul Elkind (perto do Terminal Vivi Xavier);
- Avenida Maringá x Avenida Tiradentes;
- Avenida Maringá (após cruzamento com a Rua Prefeito Faria Lima);
- Rua Goiás x Avenida Duque de Caxias.

E os cinco novos pontos temporários serão:

- Avenida Alexandre Santoro (perto do Vivi Xavier);
- Avenida Eurico Gaspar Dutra;
- Avenida Angelina Ricci Vezozzo;
- Avenida Robert Koch;
- Avenida Francisco Gabriel Arruda.

Lembrando que perto do último local citado acima, a avó e sua neta morreram atropeladas na avenida no último dia 6. Zenaide de Lurdes Jesus Bernardo, 58, atravessava a via com as duas netas gêmeas, em trecho sem faixa de pedestres e próximo ao viaduto da avenida Dez de Dezembro, quando um carro deu preferência. Entretanto, o motorista de um segundo veículo, Chevrolet Ônix, não viu e atropelou as três.

Novas propostas

Para o futuro, Ramos afirma que gostariam de fazer uma nova proposta para conseguirem instalar radares em 30 pontos, além dos que já possuem na cidade. "O investimento em fiscalização eletrônica é muito importante, pois é possível realizar um monitoramento 24h."

No entanto, apesar do monitoramento ser eficaz, Ramos comenta que a qualidade do serviço precisa ser melhorada em relação às imagens das câmeras. "Mais de 50% das imagens não se tornam infrações, pois às vezes não estão nítidas o suficiente. Por isso, muitos motoristas sequer têm conhecimento das infrações que cometeram. E a ideia não é somente multar, mas sim educar os motoristas", ressalta.

Em um período de 9 meses, foram aplicadas 120 mil multas pela CMTU em Londrina.

Ramos lembra também que os pedestres também cometem infrações e precisam estar atentos no trânsito. "É importante que usem sempre as faixas de pedestre para atravessar. Muitos acidentes são registrados por falta de atenção."

Você passa no sinal vermelho durante a madrugada?

Nesta segunda-feira (15), divulgou uma nova posição sobre multas aplicadas aos motoristas que passam no sinal vermelho na madrugada. Muitas pessoas acabam furando o sinal entre 23h e meia-noite em diante para não correrem risco de serem assaltas ou por acreditarem que não são aplicadas multas nesses casos.

No entanto, o diretor de trânsito da CMTU explicou que as multas serão aplicadas, pois não existe amparo legal para que não sejam. "Existem câmeras em vários pontos da cidade. Caso haja um problema em relação a segurança, é preciso procurar os órgãos responsáveis e denunciar. A lei determina que não pode passar no sinal vermelho. É um código universal. Além disso, há riscos de provocar ou sofrer um acidente ao realizar a prática. É preciso ter cuidado", declara.

Avançar o sinal vermelho constitui infração gravíssima e gera multa de R$ 191, além de 7 pontos na habilitação do condutor.