A rainha dos automóveis populares resolveu dar sobrevida ao Marea, o modelo top de linha da marca no mercado brasileiro. Para isso, trocou a grade frontal, instalou lentes translúcidas nas lanternas e passou a oferecer o carro com um motor mais fraco, de 1.6 litro.
A estratégia é quase igual ao que a GM adotou no Vectra. Mais barato, o Marea pode conquistar o consumidor que faz as contas na ponta do lápis, na procura pela melhor relação custo/benefício.
As mudanças passam a ser adotadas tanto no sedã quanto na perua, já como Linha 2006. Visualmente, os dois automóveis trazem na dianteira uma nova grade, com contornos cromados, e molduras também cromadas nos faróis.
Na traseira, o novo logotipo Fiat agora vai posicionado na parte central da tampa do porta-malas. No sedã, as lanternas ganharam nova lente incolor enquanto a station wagon traz novas molduras cinzas que se estendem até o bagageiro.
Por dentro, nada muda. Porém, o Marea 2006 passa a trazer de série itens que antes eram oferecidos opcionalmente, como o Connect, sistema de viva-voz para telefone celular com tecnologia Bluetooth (de série nas versões ELX, HLX e Turbo); ar-condicionado automático; tecidos em veludo;alerta sonoro de velocidade e travamento automático das portas a 30 km/h.
O modelo recebeu roda de liga-leve 15'' com novo desenho. Ela é de série nas versões ELX e HLX do sedã e da station wagon, e opcional na SX.
Com preço de entrada de R$ 46.450,00 (R$ 50.550,00 para a Weekend), o Marea SX 1.6 16V é a aposta da Fiat para brigar com Ford Focus 1.6, Chevrolet Astra, Toyota Corolla, Honda Civic. A versão SX vem equipado com motor 1.6 de 16 válvulas, que gera 106 cv de potência, produzido na Argentina desde 2004.
As outras versões trazem os seguintes motores: ELX - 1.8 16V de 132 cv; HLX - 2.4 20V de 160 cv e Turbo 2.0 20V de 182 cv. A versão HLX oferece câmbio automático e air bag duplo como itens de série. O Marea Turbo continua sendo o veículo nacional mais veloz do mercado atualmente. O sedã Turbo chega à máxima de 227 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s.