Imagem ilustrativa da imagem Três filhos de Londrina
| Foto: Shutterstock


Nos últimos dias Londrina perdeu três filhos queridos: o padre Írio Rissi, o arquiteto José Carlos Repette e o cabeleireiro Sandro Tagliari.

A NET TV é estável e tem um dos melhores valores de TV por assinatura do mercado. Acesse e confira a cobertura e descontos na sua região!

Conhecia os três.

Padre Írio, da Paróquia Coração de Maria, era um gaúcho de Gramado, conhecido por seus sermões enfáticos, suas tiradas espirituosas e sua fé inabalável. Todas as quintas-feiras, ele celebrava missa para os velhinhos do Asilo São Vicente de Paulo, instituição à qual se dedicou por muitos anos. Em 1990, criou o Centro Social Coração de Maria, que oferece atendimento médico, odontológico e espiritual à população carente da cidade. Milhares de pessoas encontraram saúde, acolhimento e evangelização por meio desse trabalho voluntário, arraigado nos mais sólidos princípios do cristianismo. Assisti a incontáveis missas celebradas por ele aqui no Santuário da Madre Leônia. Padre Írio faleceu aos 80 anos, em decorrência de complicações pulmonares.

Zeca Repette, arquiteto formado pela Universidade Estadual de Londrina, era conhecido pela beleza e arrojo de seus projetos, em parceria com a amiga e sócia Marilda Marchiori. Do talento dessa dupla nasceram obras admiráveis — casas, lojas e empresas em que a estética e a funcionalidade se complementam harmonicamente. Todos os dias eu passo pela frente de uma dessas obras — a doceria que tem o formato de uma colmeia, aqui na Bela Suíça — e não me canso de admirá-la. Esse tipo de realização não brota do acaso ou de uma inspiração ocasional, mas resulta do estudo e do trabalho persistente, cultivados ao longo de muitos anos. Zeca faleceu aos 51 anos, após uma longa e corajosa luta contra o câncer.

Sandro Tagliari era cabeleireiro em um conceituado ateliê da cidade. Era um jovem profissional muito querido por sua clientela e desenvolvia um trabalho extremamente competente. Com talento, ajudou inúmeras mulheres a celebrarem momentos felizes da vida — casamentos, aniversários, formaturas, batismos. Também era um apaixonado pela prática esportiva, especialmente o vôlei. Sandro teve a vida interrompida aos 39 anos, brutalmente assassinado. É preciso identificar e punir exemplarmente o responsável por essa barbaridade.

O nome Írio significa "o que trabalha na terra".

O nome José significa "aquele que acrescenta".

O nome Sandro significa "defensor da humanidade".

Londrina perdeu três filhos que trabalharam, acrescentaram e defenderam o que há de mais importante na vida: a própria vida. Se tiveram erros, não custa aqui repetir a súplica de todas as missas: "Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja". Deus, tenho fé, os receberá no infinito perdão que estrutura o universo.