Imagem ilustrativa da imagem Pérolas de sabedoria



José Monir Nasser (1957-2013) foi um dos maiores gênios que o Paraná já produziu. Para ele, resgatar a alta cultura literária era a única forma de sair da profunda e terrível crise civilizatória em que o Brasil mergulhou nas últimas décadas. Hoje selecionei, para os sete leitores da #AvenidaParaná, algumas reflexões lapidares do grande intelectual paranaense:

"É a rebelião metafísica, a rebelião da criatura que se acha perseguida por Deus, que cria todos os totalitarismos do mundo."

"A coisa interessantíssima sobre a natureza do cristianismo é que ele opera o tempo todo por meio de paradoxos. Paradoxos são aparentes contradições. Não é à toa que o cristianismo é assim, porque a realidade humana é paradoxal."

"A imperfeição do mundo é uma espécie de preço que pagamos para podermos existir dentro dele."

"É muito melhor viver com uma dúvida do que com uma pseudoverdade, porque a pseudoverdade pode ser mais destrutiva do que uma dúvida."

"Como regra básica do cristianismo, você não tem obrigação nenhuma de resolver as injustiças do mundo. Só tem obrigação de não fazer nenhuma. Prestem atenção nisso, senão a vida fica impossível."

"O ser humano é o ser que não sabe o que fazer. A consciência moral é uma qualidade, um estado existencial único do homem. Isto significa que passamos a vida toda tendo dificuldade de tomar decisões, a nossa vontade passa a vida bifurcada: faço ou não faço."

"A condição humana é esta: você está sempre subordinado ao céu e à terra. Você tem que escolher entre os seus desejos, que vêm da terra, e as suas obrigações, que vêm do céu."

"Conselho é a origem da palavra conselheiro, que é aquele que diz para você o que você deve fazer. Portanto, conselho na sua origem significa aquilo que é o certo a ser feito. Quando você se compadece dos outros e coloca-se no lugar daquele que sofre, então você tem uma medida de como é que você deve lidar com ele."

"A condição do cristão normal é a condição de devedor. Ficar dizendo que os cristãos pecam é uma bobagem, é a mesma coisa que afirmar que a água é molhada, que os cachorros latem, e coisas do gênero... Pois é óbvio que os cristãos são pecadores! Por isso é que são cristãos, pois se fossem anjos não precisariam de religião nenhuma. A religião não é feita para os santos. A religião é feita para os pecadores."

"A única tentação séria é a de achar que você pode fazer um mundo melhor do que Deus."

"A família é o casamento do Céu com a Terra."

"Quando a gente perde a capacidade de entender as coisas simbolicamente, nós nos transformamos em personagens de piada. O que é personagem de piada? É aquele sujeito que não entende nada do sentido verdadeiro, está sempre iludido com as aparências das palavras."

"Seja o que for que você faça na sua vida, seja qual for o tipo de vida que você tenha levado, seja qual for o sucesso que você tenha na sua vida, seja qual for o patrimônio que você gerou, as contribuições que você gerou à ciência, à filosofia, à arquitetura, às artes — no Juízo Final só vai valer uma única coisa: o quanto você foi capaz de amar os outros. Ponto. Acabou."

Fale com o colunista: [email protected]