Imagem ilustrativa da imagem Homenagem ao nosso maior professor


Há exatos quatro anos, em 16 de março de 2013, morria em Curitiba o professor José Monir Nasser, um dos maiores intelectuais paranaenses de todos os tempos. Economista de formação, escritor, palestrante, artista plástico e profundo conhecedor da cultura ocidental, Monir publicou em vida dois livros fundamentais: "A Economia do Mais" (sobre a doutrina do empreendedorismo cívico) e "O Brasil que Deu Certo" (sobre a saga dos produtores de soja no Brasil).

Mas talvez a mais importante tenha sido a série de palestras "Expedições pelo Mundo da Cultura", em que Monir apresentou 100 livros fundamentais da literatura universal em inesquecíveis palestras nas cidades paranaenses. Dez dessas palestras estão disponíveis on-line aqui.

Além de brilhante professor e escritor, Monir era um homem de generosidade ímpar, bem-humorado e criador de frases inesquecíveis. Destaco um de seus inúmeros pensamentos que ajudam a explicar a atuação situação de crise moral no mundo:

"Não há solução fora do indivíduo. A perda da consciência individual é o maior desastre que pode existir em qualquer sociedade. A coletividade não representa o bem; o bem não está no sistema, está em você mesmo. Não há possibilidade de transcender o dilema entre o céu e a terra a não ser através do sacrifício pessoal e individual."