Imagem ilustrativa da imagem A igreja salva pelos leigos



A Igreja Católica escolheu 2018 como Ano do Laicato. A meu ver, foi uma escolha muito feliz, considerando que os leigos (na companhia dos santos) em vários momentos críticos da história salvaram a instituição fundada por Jesus Cristo. Senão vejamos:

...
"A rocha de Pedro vence as tempestades de todos os séculos. O maior e mais inconcebível fato na história da Igreja de Cristo é que a idade de sua mais profunda humilhação é ao mesmo tempo aquela de sua maior energia e força invencível, que a morte e a sepultura não são para ela sinais de fim, mas símbolos de ressurreição, que as catacumbas da idade primitiva como as perseguições anticristãs de hoje só podem conseguir para ela título de glória. (...) Na verdade, Cristo ainda caminha com Pedro sobre as ondas oscilantes e, portanto, também se aplica aos sucessores dele a palavra: ‘Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela’". (Ludwig von Pastor, historiador da Igreja)

...
"A Igreja, na sua parte humana, pode cometer erros. Esses erros, esses sofrimentos, podem ser provocados, segundo Leão XIII, por seus filhos e também por seus ministros. Mas isso não tolhe a grandeza e a indefectibilidade do Corpo Místico de Cristo. A santidade é uma nota ineliminável na Igreja, mas não significa a impecabilidade de seus Pastores, mesmo supremos, no que diz respeito não só à sua vida pessoal, mas ao múnus mais alto a eles confiado: o exercício do governo. A infalibilidade do Magistério da Igreja não significa que esta não tenha conhecido, no curso de sua história, cismas e heresias que dividiram dolorosamente os sucessores dos Apóstolos e, em alguns casos, tocaram a própria Cátedra de Pedro." (Roberto de Mattei, historiador da Igreja)

...
"Quando o pastor se transforma em lobo, cabe, sobretudo, às ovelhas se defenderem. Como regra, a doutrina vai dos bispos para os fiéis; e não devem os súditos julgar os superiores no campo da fé. Mas, no tesouro da revelação, há pontos essenciais dos quais cada cristão, pelo fato mesmo de ser cristão, deve ter o necessário conhecimento e a devida guarda." (Dom Prosper Guéranger, abade beneditino)

...
"Confessamos abertamente que Deus permite que se abata tal perseguição contra a sua Igreja por causa do pecado dos homens e, de modo especial, dos sacerdotes e prelados. É certo que a mão de Deus não se encurtou para que possa nos salvar, entretanto é o pecado que nos afasta dEle e impede que Ele nos atenda. A Sagrada Escritura ensina claramente que os pecados das pessoas têm sua origem nos pecados do clero e, portanto, como observa o Crisóstomo, nosso Redentor, quando quis expurgar a cidade de Jerusalém, dirigiu-se, em primeiro lugar, ao Templo para punir os pecados dos sacerdotes, como um bom médico cura o mal pela raiz." (Papa Adriano VI, 1523)


...
"Naquele tempo de imensa confusão (...), o corpo do episcopado foi infiel ao seu cargo, enquanto o corpo do laicato foi fiel ao seu batismo." (Cardeal John Henry Newman, 1871)

Fale com o colunista: [email protected]