Colunas e colunistas com dia na folhinha

A folhinha marca amanhã o Dia do Colunista e das Colunas Sociais. Maneco Muller assinou a primeira coluna social em jornais do Rio, com o pseudônimo de Jacinto de Thormes. Depois dele, veio Álvaro Americano, com o pseudônimo de Carlos Swan, já em O Globo. Álvaro Americano era diplomata, amigo da família do médico Osvaldo Alberto de Souza Palhares, carioca que veio para Londrina e aqui fez sua história. Foi um dos fundadores do Londrina de Futebol e Regatas. Ibrahim Sued veio depois, primeiro no Diário de Noticias, e depois em O Globo, onde o seu sucessor Ricardo Boechat era seu secretário e faz tudo. Em São Paulo, José Tavares de Miranda, da Folha de São Paulo, foi o nome de maior destaque nessa área. Giba Um (pseudônimo de Gilberto di Pierro) surgiu no jornal Ultima Hora. Depois dele, Alik Kostakis, de menos êxito que o colega. O jornal O Estado de São Paulo demorou anos para criar uma coluna social. Inicialmente, sua direção era contra. Depois foi voto vencido. Com Sônia Racy aumentou suas vendas. No Paraná, Dino Almeida, lançado pelo Diário do Paraná, foi o mais destacado. Depois dele, Hedy Franciosi. Os dois já falecidos. Foi Dino que sugeriu a Nilson Rímoli, em 1958, que criasse uma coluna social na Folha. E o primeiro colunista foi Sady Safadi, meio que em homenagem a Ibrahim Sued, o "Turco". Mas vamos lembrar que Walt Winchel foi primeiro colunista social, ao que se sabe, do planeta, a fazer sucesso no Rádio em Nova York, e depois quando passou a escrever no Daily News. A coluna, que era patrocinado por marcas de cigarros, foi criada para publicar escândalos de milionários e políticos. Walt Winchel tinha uma verba especial do jornal para presentear garçons, gerentes de hotéis e "mulheres da noite" que lhe dessem algumas pistas sobre gente famosa.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
No comando das lojas Tat e Diulli, no Armazém da Moda, a empresária Thatiane Scaramal Juliani possui, ao todo, dez endereços na cidade e região, onde o foco é a moda feminina. Com tanto trabalho, ela concilia seus afazeres com a família, numa boa. Feliz da vida, Thatiane ainda tem energia para se dedicar à sua atividade preferida: a prática de exercícios físicos.



A Diviplus conquistou o primeiro lugar na categoria "placas de gesso" e também ganhou a premiação "Obra Destaque Placo 2017", com a obra do Aurora Shopping, inscrita no concurso 3° Prêmio Top de Obras. A Diviplus recebeu cinco troféus, de um total de 13 entregues. A Placo do Brasil é fabricante de drywall, que forneceu o material que foi utilizado na obra em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A acadêmica Natália Antunes Souza está concluindo sua graduação em enfermagem pela Unifil e levará para sua vida profissional muito mais do que boa formação universitária. No início deste 2017, ela foi a Portugal, lá ficou durante seis meses como bolsista do programa Santander Universidade e estudou durante um semestre na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, cidade de muitas subidas, ruas estreitas, clima nublado e chuvoso, mas com universidade que atrai estudantes do mundo todo. Natália aproveitou para conhecer vários locais de Portugal e também viajou pela Espanha e Reino Unido. Disse a esta Coluna que "o intercâmbio foi uma das melhores escolhas de sua vida."



Será realizado sábado, dia 9, das 10 às 17 horas, o 2° Bazar Chique, que terá lugar no Consórcio União, na Avenida Higienópolis, 2.400. Em benefício do Lar Maria Tereza Vieira. O bazar aceitará cartões de crédito e débito e faça uma visita, se puder, pois esse Lar precisa de mais apoio. E vai encontrar roupas femininas e masculinas, infantis e acessórios em geral.

Os advogados Sérgio Canella e Renata Brandão Canella receberão sua equipe toda, amanhã, para a confraternização de final de ano. Entre os pontos altos do evento, a palestra da coach de comunicação, carreira e gestão de pessoas, Cinthia Erika e almoço no restaurante La Palme Bistro.

Jet Gold

A Náutica Gold Fish realizará sábado, dia 9, o "Jet Club Gold", evento na Riviera do Poente, em Alvorada do Sul, na chácara da empresa. A programação inclui almoço e um passeio náutico com a família e amigos pela Represa Capivara. Será um grande encontro de aficionados. O almoço terá o custo de R$ 50 por pessoa. Mais detalhes pelo telefone 3174-1515.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Confraternização
Com a presença de diretores, ex-presidentes e colaboradores, jantar especial marcou a confraternização de final de ano da equipe da Sociedade Rural do Paraná. A organização do evento foi da diretora social Silvana Kantor, que ouviu vários elogios pelo sucesso da reunião festiva. O presidente e anfitrião Afrânio Brandão está na foto com diretores e ex-presidentes da Rural.



Fernando Paiva, arquiteto paulistano, radicado em Londrina, desde o início deste ano, concluiu recentemente, com pleno êxito, projeto-obra no edifício Palácio do Comércio para uma importante empresa londrinense. Trata-se de um novo conceito seguindo uma proposta de integração e sinergia da equipe jurídica dessa empresa, combinando materiais existentes e solucionando problemas recorrentes deste importante edifício.

O cantor Naldo foi preso no Rio, acusado de agressão em sua mulher, conhecida como Moranguinho.

Para o leitor Mário Michelato: Weverton ou Emerson tanto faz, são goleiros fracos para o Verdão que deseja montar uma seleção. A próxima contratação é o atacante Pato, que está na China, por sugestão do cônsul palmeirense em Londrina, Jair Ancioto, que é advogado e contabilista.

O jantar dos síndicos em Londrina
"Chame o síndico", como pedia Tim Maia em sua bonita composição. Mas aqui, outro dia, os síndicos foram chamados, convocados, para festejar a data deles. O Jantar dos Síndicos aconteceu no último dia 2, no Buffet Planalto, tendo como anfitrião Nestor Correia, vice-presidente da Regional Norte do Sindicato da Habitação e Condomínios, o Secovi. A festa teve como tema "Uma viagem ao mundo medieval", com decoração de Sérgio Figueiredo, e teve a presença de mais de 500 convidados. Também recepcionados por Luis Antonio Langer, presidente do sistema Secovi Paraná. Um dos momentos mais marcantes da noite foi a homenagem recebida pelo vice-presidente da Regional Norte do Secovi, Nestor Correia, pela relevância de sua participação junto à entidade da qual foi um dos fundadores em Londrina e no Paraná. A placa de homenagem foi entregue pelo presidente do Sistema Secovi, Luiz Antonio Langer, e pelos ex-presidentes da entidade no Estado, Márcio Strini e Luiz Guilherme Alho da Silva. A banda Tamanho Z animou a noite, com o pessoal dançando até de madrugada. Nos bastidores o staff do Secovi em Londrina, sob a coordenação de Marla Cristina Joaquin com a Foco UP Marketing e fotos de Carmem Kley.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Fotos: Divulgação
Paulo SantAnna e Marla Cristina Joaquin
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Hellen e Luiz Arnaldo Prazeres Junior
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Luiz Antonio Langer, Nestor Correia, Luiz Guilherme Alho e Mário Takahashi
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Magno Otávio dos Reis e Eliane Galli dos Reis
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Guilherme Vicente e Célia Guerra, Carlos e Simone Maistro