Na última coluna (9) escrevi sobre a perda de renda decorrente de uma economia que tem dificuldade de retomar seu crescimento e a consequente elevação no desemprego. Mas Londrina é muito maior que seus problemas e algumas iniciativas nos levarão a um novo patamar de desenvolvimento, calcado no que se convencionou chamar de economia criativa.

Economia Criativa ...
Definida como um ecossistema produtivo calcado no conhecimento e capaz de produzir riqueza, gerar empregos e distribuir renda. Seu insumo fundamental é a capacidade de criar e de inovar.

... e a indústria do turismo.
Turismo é uma prestação de serviços e, portanto, classificada no setor terciário. Mas muitos a associam com a indústria (setor secundário) na medida que sua execução lembra uma cadeia de produção envolvendo transporte, destino, infraestrutura e consumidor.

Não temos praia, mas...
São três universidades, dois centros universitários, mais de dez faculdades, Iapar, Embrapa, Sociedade Rural do Paraná e uma infinidade de outras instituições que já promovem uma série de atrações, que podem atrair novos congressos, festivais, convenções, provas automobilísticas, incrementando o turismo de eventos e cultural.

... temos medicina de primeira...
Londrina é referência em saúde e podemos incrementar muito mais a vinda de pessoas a Londrina que buscam cuidados com a saúde e com a estética, fomentando o turismo de saúde.

... gastronomia e cultura rural.
A rota do café, com seus passeios pela zona rural, com degustações e culinária típicas, somadas aos restaurantes de primeira linha que temos em Londrina, evidencia nossa vocação para o turismo rural e gastronômico.

Agora imagine...
Um quadrilátero central remodelado que privilegie o pedestre, os carros em estacionamentos subterrâneos sob a área do bosque, praça Gabriel Martins e praça da Concha Acústica, todos com saída por escadas voltadas à Catedral.

... um centro de eventos.
Que permita receber programações de grande e pequeno porte e nosso Teatro Municipal entregue, somando-se ao Ouro Verde, ao teatro Marista, ao teatro do Mãe de Deus, e ao teatro Zaqueu de Melo.

Temos quase tudo...
Londrina tem o potencial e iniciativas excelentes, seja da parte do poder público, como é o exemplo do programa Visite Londrina, recentemente lançado pela Codel, a atuação do Londrina Convention Bureau e tantas outras ações.

..., mas ainda falta...
Seu êxito requer vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre as empresas envolvidas e os demais agentes locais (governo, instituições financiadoras, entidades de classe e instituições de ensino e pesquisa) visando aumentar sua competitividade.

... um planejamento de longo prazo.
Precisamos olhar para nosso potencial turístico, integrando todos os agentes deste processo, cuja atividade a torne independente de mudanças na administração e seus vieses ideológicos.

Dois vetores
Focar no turismo integrado e em indústrias de base tecnológica nos colocará em um novo patamar de desenvolvimento. Está em nossas mãos.

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.