Quan­do se fa­la em ati­vi­da­de fí­si­ca, o li­mi­te en­tre a saú­de e a doen­ça é se­pa­ra­do por uma li­nha mui­to tê­nue que de­pen­de ba­si­ca­men­te do bom sen­so. De acor­do com a psi­có­lo­ga mes­tre em aná­li­se de com­por­ta­men­to, Si­mo­ne Olia­ni, a vi­go­re­xia (pa­to­lo­gia nar­ci­sis­ta) é o trans­tor­no ­mais fre­quen­te en­tre as pes­soas que fre­quen­tam as aca­de­mias. ‘‘A pes­soa se ­acha me­nor, ­mais ­feia e ­mais fra­ca do que real­men­te 钒, ex­pli­ca. Se­gun­do ela, es­tas pes­soas tem uma ima­gem dis­tor­ci­da de si mes­mas e nun­ca es­tão sa­tis­fei­tas com o pró­prio cor­po.
  A maio­ria das pes­soas que tem es­te ti­po de com­por­ta­men­to é adep­ta do uso de ana­bo­li­zan­tes, pas­sa um tem­po ex­ces­si­vo na aca­de­mia e to­ma mui­tos com­po­nen­tes ali­men­ta­res pa­ra au­men­tar a mas­sa mus­cu­lar a qual­quer pre­ço, in­clu­si­ve sa­cri­fi­cam a saú­de. ‘‘As pes­soas que pas­sam por is­so são in­se­gu­ras, tem pou­ca au­toes­ti­ma e bai­xa au­to­con­fian­ça. Al­gu­mas dei­xam de fre­quen­tar even­tos so­ciais e só sen­tem pra­zer quan­do es­tão na ­academia’’, afir­ma.
  Pa­ra a psi­có­lo­ga, es­te ti­po de com­por­ta­men­to pre­ju­di­ca o apren­di­za­do e a pro­du­ti­vi­da­de no tra­ba­lho, por­que a pes­soa aca­ba fi­can­do li­mi­ta­da e fo­ca to­do o seu es­for­ço ape­nas nes­ta ques­tão. ‘‘A fa­mí­lia co­me­ça a cha­mar aten­ção por­que a pes­soa pas­sa a se au­sen­tar das reu­niões fa­mi­lia­res e quan­to ­mais ela se es­qui­va des­tes even­tos, ­mais tem­po pas­sa na ­academia’’, aler­ta.
  O nú­me­ro de pes­soas que pas­sa por es­te ti­po de pro­ble­ma tem au­men­ta­do, prin­ci­pal­men­te, en­tre os ado­les­cen­tes. ‘‘­Eles que­rem ter mús­cu­los ra­pi­da­men­te e aca­bam ten­do es­tes com­por­ta­men­tos de ­risco’’, afir­ma. A psi­có­lo­ga ex­pli­ca que é bom fa­zer ati­vi­da­des fí­si­cas mas quan­do a pes­soa co­me­ça a se des­cre­ver co­mo ­feia e fra­ca é pre­ci­so fi­car aten­to. Uma das ca­rac­te­rís­ti­cas do trans­tor­no é a ne­ga­ção, quan­do os ­pais per­ce­be­rem au­men­to no vo­lu­me de trei­nos e exa­ge­ro nos su­ple­men­tos ali­men­ta­res é im­por­tan­te con­ver­sar e bus­car aju­da.
  O tra­ta­men­to é fei­to por um psi­có­lo­go em par­ce­ria com um psi­quia­tra. ‘‘É pre­ci­so tra­ba­lhar a ques­tão da au­toi­ma­gem e da ­autoconfiança’’, res­sal­ta. Na opi­nião de Si­mo­ne, a prin­ci­pal di­fe­ren­ça en­tre as pes­soas que tem vi­go­re­xia e os hal­te­ro­fi­lis­tas é que o es­por­tis­ta não se sen­te fra­co e sa­be que é for­te, já aque­le que tem vi­go­re­xia nun­ca es­tá sa­tis­fei­to com a quan­ti­da­de de mús­cu­los que tem. (M.A.)