Secretarias de Saúde de Londrina e cidades da região disponibilizam a vacina contra o vírus HPV para as pessoas na faixa etária de 15 a 26 anos. As prefeituras seguem a uma nota informativa do Ministério da Saúde que orienta os municípios a utilizar a vacina em estoque. O objetivo de ampliar o público-alvo é evitar o desperdício destas vacinas. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, em Londrina o público-alvo de 15 a 26 anos poderá receber a vacina contra HPV enquanto durar o estoque do lote que vencerá no dia 28 de agosto.

Os interessados devem procurar a UBS mais próxima e apresentar a carteira de vacinação e documento com foto. Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de dois meses e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS (Sistema Único de Saúde).

A vacinação contra HPV para a faixa etária já incluída no Calendário Nacional de Imunização, ou seja, meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, continuará sendo feita normalmente. A vacina ofertada pelo SUS é quadrivalente, assim ela protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e possui até 98% de eficácia para quem segue o esquema vacinal corretamente.

O esquema de vacinação contra o HPV para meninos e meninas com idade inferior a 15 anos é de três doses, com intervalo de seis meses entre uma aplicação e outra e, para pessoas com mais de 15 anos são aplicadas três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose e seis meses entre a segunda e a terceira aplicação.


IBIPORÃ
Em Ibiporã, os interessados devem procurar a UBS munidos de cartão de vacinação e um documento de identidade até o dia 19 de setembro. "Colocamos esta data como limite para a vacinação porque a partir do dia 20 iniciamos mais uma etapa da campanha de vacinação contra a dengue, a qual atinge o mesmo público – adolescentes e jovens adultos entre 15 e 27 anos. O Ministério da Saúde desaconselha a administração desta vacina conjuntamente com outras", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Caetano Riechel.

TAMARANA
Em Tamarana, a vacina ela está disponível nas unidades básicas de saúde do Centro, Jardim Juny, Água da Prata (Incrão), Mandassaia e Moreiras. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (43) 3398-1983 (UBS Centro) ou 3398-1987 (UBS Juny).