Quando a calvície atinge um estágio muito avançado, em que os folículos já foram eliminados e o estímulo ao crescimento dos fios não apresenta resultados, as mulheres podem recorrer ao mesmo procedimento buscado pelos homens. O transplante capilar traz bons resultados para esses casos, segundo os especialistas. A técnica é basicamente a mesma dos homens: retira-se fios de uma área sadia e transplanta-se para a área deficitária.

De acordo com o cirurgião Romualdo Froes, a procura por esse tipo de procedimento, já popular entre os homens, ainda é baixa entre as mulheres. "Fiz pouquíssimas cirurgias de implante capilar feminino", conta. Os fios transplantados crescem com a mesma naturalidade que existia antes da queda. O procedimento requer anestesia local e pode durar entre sete e nove horas, com baixo risco de complicações. A técnica é minimamente invasiva e geralmente não deixa cicatrizes.

Segundo Froes, além do transplante de fios, é possível fazer um encurtamento da região frontal do couro cabeludo, dependendo da idade da paciente e de outros fatores associados. "Esse procedimento é feito, por exemplo, em pessoas que tem o hábito de prender o cabelo para trás com muita força. Isso causa um trauma de repetição e provoca a perda do cabelo na porção anterior, fazendo com que a testa fique alongada", explica.

MICROPIGMENTAÇÃO
A micropigmentação capilar também é uma alternativa utilizada para os casos em que a reversão não tem bons resultados. A técnica cosmética ameniza a aparência de calvície e produz a ilusão de maior densidade capilar. (J.G.)