A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (20), os números atualizados de casos da gripe H1N1. Segundo a Diretoria de Epidemiologia e Informações em Saúde, 26 casos da doença foram confirmados na cidade. Há 15 pacientes que permanecem internados com suspeitas da doença.

Durante o sábado (18), os profissionais da saúde aplicaram a segunda dose da vacina contra gripe A em 1.471 crianças. De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, as doses foram aplicadas durante a campanha nacional de multivacinação e servem de reforço para as crianças.

Na semana passada, a Secretaria de Saúde atingiu a meta de vacinação de pessoas que vivem nas Casas Abrigos e que estudam ou trabalham nos Centros de Educação Especial. Isso porque cerca de 4.000 pessoas foram imunizadas. Outros 1.033 educadores e crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) também receberam a vacina. 

Até o momento, 81,9% das gestantes já tomaram a vacina e 85% dos idosos procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem imunizadas. A vacinação contra a gripe A para gestantes, crianças com menos de 5 anos e idosos continua durante a semana em todas as unidades de saúde (UBS). As crianças precisam tomar a segunda dose da vacina após 21 dias, já as gestantes e pessoas acima de 60 anos não necessitam.  

Aos primeiros sintomas da gripe, a população deve procurar um médico. Os hospitais, pronto-atendimento e as UBS disponibilizam gratuitamente o Oseltamivir, que é o medicamento necessário para o tratamento em casos de suspeitas da gripe H1N1.

A Secretaria de Saúde lembra que é necessário continuar com ações simples, como lavar as mãos e utensílios individuais com frequência, evitar ambientes fechados e com pouca ventilação, evitar aglomerações, ter cuidado ao expirar e tossir protegendo o rosto com lenço descartável e utilizar o álcool em gel.