São Paulo - Você está no meio de uma conversa e – de repente – começa a soluçar. O que fazer para acabar com esse incômodo? Primeiro, vamos entender melhor o que é o soluço: é um reflexo e ocorre por causa da contratura involuntária ou espasmo do músculo que separa o pulmão do abdômen, conhecido como diafragma. Quando este músculo contrai, o tubo respiratório fecha (a glote fecha), o ar não passa para os pulmões, em vez disso entra no estômago, e ao ser expulso surge um ruído característico, o soluço.

Sempre que o estômago se distende muito (como quando há bebidas gaseificadas, alimentação volumosa e copiosa, deglutição de ar, falar enquanto se alimenta, comer muito rápido, período pós-operatório), o soluço pode aparecer. Os bebês são os mais atingidos pelos soluços e isso porque eles não nascem com o sistema nervoso central amadurecido, e só serão capazes do controlar determinadas funções após algum tempo de vida.

Em geral, o soluço é transitório, benigno e autolimitado, ou seja, desaparece do mesmo jeito que aparece, espontaneamente. "Em alguns casos, quando o soluço é persistente, pode ser sintoma e indicar alguma doença, por exemplo, disfunção no sistema nervoso central, no centro gerador de soluço no bulbo, ou irritação nos nervos periféricos responsáveis pela inervação do músculo diafragma", explica a chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a otorrinolaringologista Jeanne Oiticica.

A médica explica que o soluço pode ser resolvido com uma interrupção breve da respiração, ou seja, prender a respiração por alguns segundos. "Quando isso é feito, o diafragma é forçado a distender e relaxar, voltando a se movimentar em congruência com o ciclo respiratório (com a respiração), o que acaba resolvendo o soluço. Outra estratégia que pode ser usada é respirar repetidas vezes em um pequeno saco plástico, posicionado ao redor da boca e nariz. O CO2 expirado passa a ser inalado e acaba por interromper o espasmo muscular, reestabelecendo o ciclo respiratório sincrônico e congruente fisiológico", orienta.

DICAS

- No pós-operatório o recomendado é que o paciente procure não falar muito após voltar de uma anestesia, pois o trato digestivo fica paralisado durante o ato cirúrgico e enquanto os medicamentos anestésicos estiverem circulando no sangue. Falar demais pode gerar acúmulo de ar no estômago e desencadear o soluço.

- Sempre colocar o bebê e a criança para arrotar após a ingestão de líquidos e sólidos, pois o sistema nervoso só amadurece algum tempo depois do nascimento, e essa faixa etária é mais propensa a soluços. Evitar ainda dar alimentos em temperatura extrema, ou seja, muito quentes ou muito frios, pois pode ser outro fator desencadeante.

- Com relação aos soluços transitórios e benignos basta tomar a conduta descrita acima: a interrupção breve da respiração.

- Em caso de soluço persistente, procure um médico para investigar se existe alguma doença causadora do sintoma.