"O sol é extremamente prazeroso, libera endorfina, sintetiza vitamina D, alivia o estresse, evita gripe, dá ânimo", afirma Marilene de Oliveira Souza, frequentadora assídua de piscinas
"O sol é extremamente prazeroso, libera endorfina, sintetiza vitamina D, alivia o estresse, evita gripe, dá ânimo", afirma Marilene de Oliveira Souza, frequentadora assídua de piscinas | Foto: Gina Mardones



Quem não tem o privilégio de morar perto do mar, como é o caso dos londrinenses, se vira com piscinas para aliviar o calorão. Se o local não tiver a manutenção adequada, no entanto, esse alívio pode custar caro. O tratamento correto da água e as boas condições de higiene são fundamentais para evitar problemas respiratórios, micoses, alergias e outros problemas.

Apesar de impedir que os microrganismos se desenvolvam e se tornem fontes de doenças, o cloro também pode ser prejudicial às vias respiratórias. "Em pessoas que sofrem com rinite, bronquite, asma, o cloro aumenta em três vezes as chances de uma crise respiratória. Mas isso ocorre se houver muito cloro na água ou exposição prolongada e por vários dias", explica a otorrinolaringologista Jeanne Oiticica.

Mas são os fungos e bactérias que se desenvolvem com o calor e umidade que provocam a maior parte dos problemas nas piscinas. O mais comum são as micoses: infecções de pele causadas por fungos que provocam coceira e descamação. "Nessa época, aumenta muito a ocorrência de micoses, principalmente na virilha, nos pés, entre os dedos, que é popularmente conhecida como frieira", conta o dermatologista Airton Gon. Segundo ele, frequentadores de piscinas e pessoas que costumam andar descalças nesses ambientes são mais suscetíveis às micoses.

Além de utilizar calçados – de preferência, abertos –, os banhistas podem prevenir o problema secando bem os pés e dobras do corpo e utilizando roupas leves e arejadas. O tratamento de micoses é simples. Basta identificar, através de exames, qual é o agente causador. "Na pele, o tratamento contra micose dura cerca de 30 dias. Já se o problema estiver nas unhas, é um pouco mais demorado", conta o dermatologista.

SAUDÁVEL
Com alguns cuidados simples, é possível desfrutar do verão sem nenhum imprevisto. A psicóloga Marilene de Oliveira Souza é prova disso. Frequentadora assídua de piscinas desde criança, ela computa apenas uma otite ao longo dos verões já vividos. "Nunca tive problema nenhum. Mas também, sempre me cuidei, principalmente em relação ao sol, com protetor, nos horários adequados, tomando muita água", conta.

Entre setembro e março, Marilene "bate cartão" no Country Clube porque, para ela, a combinação sol e piscina é uma válvula de escape. "Eu trabalho com a angústia das pessoas e preciso me cuidar com relação a isso. O sol é extremamente prazeroso, libera endorfina, sintetiza vitamina D, alivia o estresse, evita gripe, dá ânimo", justifica. Na piscina, além de se refrescar, a psicóloga nada e faz exercícios, o que a ajuda a manter a forma e a dormir melhor. "É preciso ter bom senso e equilíbrio para desfrutar do que cada estação nos oferece. Dessa forma, o verão faz muito bem", garante. (J.G.)