O costume de deixar de tomar café da manhã regularmente pode ser prejudicial para a saúde. É o que sugere um estudo espanhol, divulgado em outubro. De acordo com a pesquisa, publicada na revista médica "Journal of the American College of Cardiology", pessoas que "pulam" essa refeição têm o dobro de chances de desenvolver a arteriosclerose, que é o aumento da espessura da parede das artérias e que pode ser fatal.

"A arteriosclerose é um depósito de colesterol. Todo mundo tem esse depósito, entretanto, o que muda é a quantidade. Dependendo do que a pessoa consome, isso pode desenvolver situações de risco", alerta o cardiologista Laércio Uemura, de Londrina. As manifestações clínicas de quem tem a arteriosclerose costumam ser o infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e dor em membros inferiores.

O Ministério da Saúde indica para uma alimentação saudável o consumo das três principais refeições do dia, o que inclui o café da manhã. "O café da manhã é importante e muitas pessoas têm essa necessidade. Antes de tudo, é preciso lembrar que, independentemente do alimento, deve ser algo nutritivo", afirma o nutricionista londrinense Marcos Hirata. "Um trabalhador braçal, por exemplo, precisa de um café da manhã reforçado. Tudo vai de pessoa para pessoa", exemplifica.

Na pesquisa, os cientistas estudaram, durante seis anos, 4.000 trabalhadores de meia idade residentes na Espanha. Eles foram divididos em três grupos e destes, 25% tomavam café da manhã rico e ingeriam ao menos 20% das calorias diárias nessa refeição. A grande maioria (70%), porém, consumia apenas entre 5% e 20% das calorias por dia no desjejum, enquanto 3% não comiam praticamente nada ao acordar.

Foi observado que este último grupo "tende a ter hábitos alimentares menos saudáveis e uma maior prevalência de fatores de risco cardiovascular". Essas pessoas também possuem um maior "diâmetro corporal na altura da cintura, maior índice de massa corporal, pressão arterial mais alta, mais lípidos no sangue e níveis mais altos de glicose em jejum."

O café da manhã, de acordo com Hirata, pode influenciar nas demais refeições que são consumidas no dia. "Não comer no período da manhã pode resultar em um consumo maior ou em escolhas piores posteriormente. A pessoa, quando está com fome, tem a tendência de escolher alimentos menos saudáveis. Isto é um potencial para comer comidas com muita gordura, açúcar ou que não sejam naturais."

Segundo o cardiologista, a alimentação sem qualidade acaba elevando o nível de colesterol, que é o principal causador da arteriosclerose. "Isso associado a outros fatores, como obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse e sedentarismo, ajuda a aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a arteriosclerose", explica.

Imagem ilustrativa da imagem Perigos de não tomar café da manhã



ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
Para aqueles que preferem não tomar café da manhã, o nutricionista indica que é conveniente a opinião de um profissional especializado. "É algo que funciona para algumas pessoas e não para outras. Existem situações em que o indivíduo toma o café da manhã, mas não se sente bem, pois tem alguma indisposição ou qualquer outro problema. Por outro lado, também deve ser levado em conta que não fazer essa refeição obriga a readequação do almoço", pontua.

O nutricionista elenca que alguns alimentos são importantes no cardápio para evitar doenças cardiovasculares, independentemente de qual período do dia sejam consumidos. Entre eles estão as verduras, legumes, frutas e cereais em geral. "Não adianta ter a regularidade de fazer o café da manhã, mas com alimentos pobres em nutrientes e vitaminas", avisa.

Problema silencioso
Um das complicações da arteriosclerose é que se trata de um problema silencioso, e que mostra sinais apenas quando já está em estado avançado. "Por isso é necessária a prevenção, buscando qualidade de vida e o peso ideal. É preciso sempre verificar os níveis de pressão e realizar exames constantes de glicemia e colesterol", pontua o cardiologista Laércio Uemura. "É algo tão grave que pode causar a obstrução nas veias coronárias ou depósito de lipídio nas pernas e até mesmo no rim", completa.

Habitualmente, os sintomas decorrentes dos entupimentos arteriais costumam ser mais prevalentes após os 40 ou 50 anos nos homens e depois dos 60 nas mulheres. "Como é um processo inflamatório, esse depósito começa desde criança. Por conta dos maus hábitos alimentares, cada vez mais jovens ou pessoas abaixo da idade considerada 'padrão' apresentam o problema", ressalta.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram devido a patologias cardíacas em 2015. O tratamento para quem descobre a arteriosclerose consiste no uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas, dependendo do caso do paciente.(P.M.)

"O café da manhã precisa ser reforçado, até pelo dia intenso que tenho", afirma Iracema Aparecida Oliveira
"O café da manhã precisa ser reforçado, até pelo dia intenso que tenho", afirma Iracema Aparecida Oliveira | Foto: Anderson Coelho



Alimentação correta para viver bem
Aos 64 anos de idade, Iracema Aparecida Oliveira é um exemplo de quem busca ter uma alimentação saudável, principalmente quando o assunto é café da manhã. "Para mim, essa é a principal refeição do dia. Como costumo comer alimentos mais leves à noite, o café da manhã precisa ser reforçado, até pelo dia intenso que tenho", conta a dona de casa.

Oliveira costuma priorizar frutas, torradas, bolachas sem recheio e queijo branco. "Também não pode faltar o café ou um suco", afirma. "Tudo isso é para ter uma velhice saudável e viver bem. Não dá para ficar comendo de qualquer jeito, sem ter atenção", constata. A escolha de um cardápio saudável ainda ajuda a controlar o problema de hipertensão.

Segundo Oliveira, no passado ela consumia grande quantidade de refrigerante e comidas gordurosas ou com muito carboidrato. Atualmente, no entanto, massas e bebidas industrializadas só fazem parte do cardápio aos domingos. Além disso, a família prioriza saladas e verduras no prato.

Os hábitos alimentares de Iracema Aparecida Oliveira também têm feito bem para o restante da família. Com o marido tratando a diabete e a neta treinando musculação, a dona de casa também leva isso em conta na hora de cozinhar. "Tem que seguir tudo à risca, porque não pode ultrapassar nada. Meus filhos e netos cresceram com a consciência do quanto é importante comer bem e fazer as principais refeições. Isso faz a diferença agora", frisa.(P.M.)