Curitiba - De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer é a principal causa de morte na faixa etária de 0 a 19 anos. Se diagnosticada a tempo, a possibilidade de êxito na superação do problema é de até 80%. "O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento e é o caminho que leva à cura. E quando se fala sobre casos de câncer que acometem pacientes que fazem parte do público infanto-juvenil, ele é essencial", comenta a coordenadora do Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe, Flora Mitie Watanabe. Anualmente, são registrados cerca de 12 mil novos casos no Brasil em crianças e adolescentes. Deste total, aproximadamente 400 apenas no Paraná. Às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro), o hospital reforça a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas.

"O câncer se manifesta de forma diferente nos adultos e em crianças e adolescentes. Os meninos e meninas respondem de forma melhor ao tratamento com quimioterapia. Por isso é importante que o diagnóstico seja feito de forma precoce e a doença não seja descoberta tardiamente", explica a médica do hospital.

A leucemia é o tipo mais comum de câncer no público infanto-juvenil, seguido de tumores do sistema nervoso central e linfomas. Os cânceres em crianças e adolescentes são considerados mais agressivos e se desenvolvem rapidamente. Por outro lado, crianças respondem melhor ao tratamento e as chances de cura são maiores, se comparado com o público adulto.

Apenas em 2016, o Serviço de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Pequeno Príncipe realizou 7.866 atendimentos ambulatoriais. No mesmo período, foram quase 4 mil sessões de quimioterapia e cerca de 120 novos pacientes. Cerca de 80% do atendimento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

SINAIS DE ALERTA

Muitas vezes, os sintomas do câncer são confundidos com doenças comuns da infância. Fique atento para estes sinais:

- Dores nos ossos, principalmente nas pernas, com ou sem inchaço

- Palidez inexplicada

- Fraqueza constante

- Aumento progressivo dos gânglios linfáticos

- Manchas roxas e caroços pelo corpo, não relacionados a traumas

- Dores de cabeça, acompanhadas de vômitos

- Perda de peso, com aumento/inchaço na barriga

- Febre ou suores constantes e prolongados

- Distúrbios visuais e reflexos nos olhos