São Paulo - Nesta época do ano mais fria é comum algumas pessoas sentirem o desconforto das dores, especialmente, nas articulações. Mesmo sendo conhecido desde a antiguidade, o tema é uma das grandes polêmicas da medicina e ainda não há consenso científico sobre como o clima pode afetar o organismo e provocar dores físicas. No entanto, o fato é que as pessoas continuam a sofrer todas as vezes que a temperatura cai.

"O frio habitualmente piora as dores articulares ou as faz aparecer no curso das doenças reumáticas", afirma Charlles Heldan de Moura Castro, médico reumatologista da Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo).

As explicações variam desde fatores subjetivos e psicológicos, pois muitas pesquisas não conseguem resultados consistentes que comprovam a relação entre os fatos; até a pressão atmosférica que cai quando a temperatura esfria e permite o aumento da inflamação e, consequentemente, da dor. "O frio pode facilitar a precipitação de cristais dentro das articulações e dar início a processos inflamatórios como a gota e a condrocalcinose", explica o reumatologista.


COMO EVITAR

Saber a causa da dor é o primeiro passo para acabar com o sofrimento causado pelo frio. O diagnóstico ajudará a enfrentá-la da forma correta. Buscar auxílio médico é fundamental antes de tomar qualquer decisão ou atitude. "É importante valorizar a queixa de dor articular piorada pelo frio e procurar o especialista para esclarecer o diagnóstico. Quanto mais cedo iniciamos o tratamento, maiores as chances de sucesso", diz Heldan.

– Para minimizar a dor, uma das dicas é se agasalhar bem, especialmente as extremidades do corpo: pés, mãos, pescoço e cabeça.

– Outra forma é deixar a preguiça de lado, enfrentar o frio e praticar atividades físicas e alongamentos.

– Utilizar bolsas de água quente sobre os locais com dor é uma alternativa. O calor relaxa os músculos e alivia os sintomas de dores musculares e ósseas.

– Sessões de fisioterapia ou hidroterapia também podem ser indicadas.

– Tomar sol pode ajudar a evitar as dores. Isso ajuda o organismo a metabolizar o cálcio e contribui para a melhorar da saúde óssea.



A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (
Facebook: https://www.facebook.com/abrassonacional/ ou www.abrasso.org.br) representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), Sobemom (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a Sobrao (Sociedade Brasileira de Osteoporose).