Imagem ilustrativa da imagem Medicina alternativa está disponível em UBSs de Londrina
| Foto: Shutterstock



As PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), conhecidas também como ''medicina alternativa'', estão disponíveis em postos de saúde de Londrina. O objetivo é estimular alternativas para ações de saúde, seja na prevenção, tratamento ou cura, valorizando em conjunto mente, corpo e espirito do paciente.

A coordenadora do Programa de Terapia Comunitária Integrativa, Jucelei Boaretto, comenta que as práticas começaram a ser implantadas gradativamente dentro do SUS, desde 2006, pelo Ministério da Saúde.

''Para ampliar o acesso que antes era restrito a rede privada, foi implantado a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Mas desde 2002, em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina, a fitoterapia e a terapia comunitária integrativa estão disponíveis para a população'', lembrou.

Atualmente, o serviço está disponível em 35 das 54 UBSs do município, oferecendo seis das 19 PICS, sendo elas, a medicina tradicional chinesa, que inclui acupuntura e auriculoterapia; homeopatia; arteterapia; dançaterapia; terapia comunitária integrativa e meditação.

Mas nas UBSs do município, apenas uma ou duas práticas estão sendo executadas, por causa da alta demanda e procura da população pelo serviço. ''Junto com o todo desenvolvimento do SUS e com o crescimento das práticas dentro das Unidades, a procura tem sido muito diversificada. Acontece é que aquela prática não esta sendo realizada por falta de profissionais com a formação adequada'', explicou Jucelei.

Em 2018, a coordenadora ressalta que todas as seis práticas de medicina alternativa devem ser ampliadas nas Unidades de Saúde. ''A cidade só tem a ganhar com isso. Vamos aumentar a valorização e melhorar o atendimento dentro do SUS'', garante.