O Ministério de Saúde publicou o manual Alimentação Saudável para a pessoa Idosa, que apresenta formas de superação de dificuldades no dia a dia do idoso. Nas medidas associadas ao consumo das refeições, o manual sugere ambiente agradável, com boa luminosidade, preferência por mobiliário resistente e com cantos arredondados e espaço para circulação.

Pede o incentivo à higienização das mãos, distribuição da alimentação em cinco ou seis refeições, estímulo ao entrosamento social nos horários das refeições e desestímulo do sal e açúcar na mesa (evitando o abuso desses itens). Há ainda a orientação para comer devagar, cuidar da saúde bucal e ingerir líquido entre as refeições. É importante ainda ficar atento à temperatura dos alimentos, pois nessa etapa da vida pode haver maior sensibilidade térmica, por isso é recomendável evitar alimentos muito quentes ou muito frios.

Para auxiliar na autonomia do idoso, o manual traz algumas dicas, como simplificar a colocação dos itens à mesa, promovendo contraste de cor entre a toalha, o prato e os talheres, para que o idoso perceba mais facilmente a diferença entre eles. É importante também selecionar utensílios adequados, como pratos fundos, canecas com alças maiores ou com tampas e canudos, pratos com ventosas que permitam a fixação, aparador para pratos, suporte antiderrapante e talheres com cabos mais grossos. Todos devem estar de fácil acesso à pessoa idosa.(L.T.)